Dia 01 de Março comemoram-se dois Santos:
Santa Eudócia e São David de Wales
Santa Eudócia
Alguns escrevem Santa Eudóxia
Viveu no primeiro século e morreu no ano de 100 DC e foi uma mártir no reinado do imperador Trajano ( 98 a 117 DC). Ela nasceu em Loele, Síria se converteu para o cristianismo e foi viver em Heliópolis um subúrbio do Cairo, Egito. Ela converteu sua casa em um pequeno hospital onde cuidava dos doentes pobres.
Diz a tradição que lavava os doentes sem nunca ter sido contagiada e que alguns ela curava apenas com suas orações e sua benção. Assim logo ficou famosa e nas perseguições do imperador Trajano foi denunciada, presa e torturada para renunciar a sua fé e oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Como não cedesse, foi martirizada e após, lançada as feras famintas. Milagrosamente os dois tigres, na arena, deitaram aos pés da santa.
O procônsul encarregado do martírio, furioso ordenou que fosse decapitada.
Segundo historiador Euzébio, vários espectadores se converteram ao cristianismo diante do espetáculo e vários anunciaram aos brados a sua conversão e foram também martirizados e decapitados.
São David de Wales
Também conhecido com David, o bretão
Nasceu em 542 em Menevia ( agora Saint David) em Wales. Filho da realeza de Wes. Filho do Rei Sant de Wales do Sul. Neto de Ceredig, Principe de Cardigan. Tio do Rei Arthur .
Padre. Estudou sob a direção de São Paulinus. Colaborou com as Santas Columba e Gildas e com São Finnigan.
Missionário, notável pregador e fundador de vários monastérios. Ele fundou 12 monastérios de Croyland a Pembrokeshire, o último dos quais o Mosteiro de Mynynw, (Menevia) no sul de Wales que tinha regras muito duras baseadas nas regras dos monges egípcios.
Após a sua notável contribuição ao Sínodo de Brevi em Cardiganshire ele foi escolhido o primaz da Igreja de Cambrian. Em seguida foi indicado Arcebispo de Caerleon em Usk.
Diz a tradição que ao ser consagrado Arcebispo uma pomba desceu em seus ombros para mostrar que ele tinha a benção do Espírito Santo.
Mudou a sede de sua Sé para Menevia. Presidiu o Sínodo de Brefi o qual condenou a heresia Pelagiana.Construiu a igreja de São José da Arimateia em Glastonbury.
Após uma visão em seu monastério de Rhos Valley ele saiu com dois outros monges para Jeruzalem para ajudar o Patriarca de Jeruzalem. Enquanto ele pregava converteu vários pagãos e anti cristãos. A tradição diz que certa vez quando pregava a terra se ergueu no local onde ele estava para levanta-lo acima da multidão que ouvia, de modo que todos pudessem ouvi-lo melhor.
Diz ainda à tradição que se o público não estava atento ou convencido ele simplesmente perdia a paciência e curava um cego, um paralítico ou um leproso, apenas com sua oração e benção para mostrar o poder de Jesus. Com isso converteu centenas.
Faleceu de causas naturais em 601DC, em Mynyw, Wales.
Foi canonizado pelo Papa Callistus II em 1120 DC.
É o padroeiro dos pombos e de Wales ( Pais de Gales). É especialmente venerado em Pembrokeschire.
Na arte litúrgica da Igreja ele é representado: 1) pregando em uma colina ou; 2) segurando sua catedral;, ou 3) como um homem de pé em um monte de terra com uma pomba nos ombros.
Fonte: Cade meu Santo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.