CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

31 de julho de 2013

Romeiros lotam Iguape e Pirapora do Bom Jesus



Romarias de todo o Estado e de várias regiões do País já lotam as cidades de Iguape, no litoral sul paulista, e Pirapora do Bom Jesus, na Grande São Paulo. Ainda sob os efeitos da visita do papa Francisco ao Brasil, pela Jornada Mundial da Juventude, começam as comemorações em louvor ao Senhor Bom Jesus nas duas principais cidades paulistas dotadas de santuários cristocêntricos (dedicados a Jesus Cristo).
Em Iguape, são esperados 150 mil romeiros até a terça-feira, 6, quando será celebrado o aniversário de 366 anos do encontro da imagem do Bom Jesus. O bispo de Registro, Dom José Luiz Bertanha, preside a parte religiosa, com novenas, missas e procissões. A parte festiva inclui feiras, gastronomia e apresentações musicais. Os peregrinos chegam a pé, de bicicleta, cavalo ou moto - como a romaria com 500 motociclistas que tomou o centro no último domingo, 28.
Iguape é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 1538 e possui o maior conjunto arquitetônico tombado do Estado. A basílica do Senhor Bom Jesus, tombada em 1975, teve sua construção iniciada em 1787, mas só foi inaugurada em 1856. Conforme a história, a imagem do Bom Jesus foi lançada ao mar de um navio português atacado pelos holandeses em 1647. A escultura de madeira foi encontrada na praia por índios e levada para a então vila de Iguape.


288 anos
Pirapora do Bom Jesus junta à festa religiosa a comemoração dos 288 anos de emancipação, no dia 6. A igreja que sedia os eventos foi consagrada como o primeiro santuário cristocêntrico do Brasil. Uma procissão com carros de boi lembra, sábado, 3, o segundo milagre do Senhor Bom Jesus. Na terça, o santuário terá missas durante o dia todo.
Na parte externa, haverá shows todas as noites, a partir de sexta-feira, 2 - o de encerramento, na terça, será com a cantora Fafá de Belém. A comemoração se estende por todo mês de agosto, com feiras e exposições. A cidade teve origem em agosto de 1725, quando uma imagem do Bom Jesus foi encontrada às margens do rio Tietê. Notícias de milagres começaram a atrair os peregrinos.

Fonte: O Estado

Feira Vocacional

publicado em: 28/07/2013

Feira Vocacional
 A Feira Vocacional foi realizada de 23 a 26 de julho, na Quinta da Boa Vista (Rio de Janeiro-RJ), integrando as atividades da Jornada Mundial da Juventude. O objetivo do evento foi levar aos jovens informações que os ajudassem a entender o sentido e a missão de suas vidas, através da exposição de cerca de 100 congregações, comunidades e movimentos religiosos.
 
Além da distribuição de panfletos e brindes, foram oferecidos momentos de adoração, música, palestras e convívio. O evento foi marcado pela criatividade e animação dos expositores, interagindo e divulgando seus carismas aos milhares de peregrinos que visitaram a feira. O espaço contou, ainda, com confessionários confeccionados especialmente para a JMJ e uma tenda para adoração ao Santíssimo Sacramento. No dia 26, o Papa Francisco visitou a feira e atendeu cinco jovens para confissão.
 
A Congregação Redentorista marcou presença na Feira Vocacional com um stand e um balcão. Missionários Redentoristas, Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor e Irmãs Mensageiras do Amor Divino formaram o espaço da família redentorista no evento. “O saldo é muito positivo. Tivemos a chance de estar com os redentoristas da Bolívia e da Argentina, com jovens vindos de diversas realidades e também com aqueles que viveram nossas missões. Fica a gratidão de que valeu a pena e que vale continuar insistindo na divulgação para que o jovem conheça o nosso carisma e contribua no surgimento de novas vocações”, afirmou o Promotor Vocacional da Província do Rio, Pe. Edson Alves, C.Ss.R. A opinião foi partilhada pela Irmã Joana, Oblata: “Valeu a pena! À medida que vai passando o tempo, a gente fica mais entusiasmada para o seguimento a Jesus”.
 
Para a Irmã Maria Inês, Superiora Geral das Mensageiras do Amor Divino, o interesse dos jovens foi grande. “Eles procuraram bastante. É bom ver que a juventude está atrás de um caminho, de uma resposta, de uma palavra para a sua vida. Por isso, acho que essa feira foi providencial. Os jovens enchem suas sacolas com material de divulgação e eu tenho certeza de que eles vão ler em casa, vão discernir e recordar o que viram de mais atraente, levando, assim, a sua vida para o serviço ao Reino de Deus”, disse a religiosa.

Feira Vocacional



Feira Vocacional


Feira Vocacional



Feira Vocacional


Fonte: Site da Província do Rio


Oração de todos dias

Oração da manhã para todos os dias

Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.

Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.

Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém

Oferta de todos dias





Ó Jesus, pelas mãos de Maria, Tua e minha mãe,

Te ofereço a minha mente, para Teus pensamentos.

Te ofereço a minha vontade para os teus desejos,


Te ofereço os meus sentidos para Tuas obras.

Fazei que vivendo de Ti, trabalhando por Ti,

eu me transforme em Ti.
Ó Rei Divino que sofrendo e morrendo na cruz
salvastes o mundo! Amém.

O Evangelho do dia


Meditando o Evangelho de hoje

Dia Litúrgico: Quarta-feira da 17ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 13,44-46): Naquele tempo, Jesus disse às pessoas: «O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo.

»O Reino dos Céus é também como um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, ele vai, vende todos os bens e compra aquela pérola».
Comentário: Rev. D. Enric CASES i Martín (Barcelona, Espanha)
Vai vender todos os seus bens e compra aquele campo
Hoje, Mateus põe à nossa consideração duas parábolas sobre o Reino dos Céus. O anúncio do Reino é essencial na prédica de Jesus e na esperança do povo eleito. Mas é notório que a natureza desse Reino não era entendida pela maioria. Não a entendia o sinédrio que o condenaram à morte, não a entendiam Pilatos, nem Herodes, também não a entenderam de início os próprios discípulos. Só se encontra uma compreensão como a que Jesus pede ao bom ladrão, cravado junto dele na Cruz, quando lhe diz: «Jesus, Lembra-te de mim quando estiveres no teu Reino» (Lc 23,42). Ambos tinham sido acusados como malfeitores e estavam quase a morrer; mas, por um motivo que desconhecemos, o bom ladrão reconhece Jesus como Rei de um Reino que virá depois daquela terrível morte. Só podia ser um Reino espiritual.

Jesus, na sua primeira prédica, fala do Reino como um tesouro escondido cuja descoberta causa alegria e estimula à compra do campo para poder gozar dele para sempre: «cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo» (Mt 13,44). Mas, ao mesmo tempo, alcançar o Reino requer procurá-lo com interesse e esforço, ao ponto de vender tudo o que se possui: «Ao encontrar uma de grande valor, ele vai vende todos os bens e compra aquela pérola» (Mt 13,46). «A propósito de que se diz buscai e quem busca. Encontra? Arrisco a ideia de que se trata das pérolas e a pérola, pérola que adquire o que deu tudo e aceitou perder tudo» (Orígenes).

O Reino é de paz, amor justiça e liberdade. Alcançá-lo é, por um lado, dom de Deus e por outro lado, responsabilidade humana. Diante da grandeza do dom divino constatamos a imperfeição e instabilidade dos nossos esforços, que às vezes ficam destruídos pelo pecado, as guerras e a malícia que parecem insuperáveis. Não obstante, devemos ter confiança, pois o que parece impossível para o homem é possível para Deus.

Vivências - De perto @ De longe


Nº 1128 31/07/2013

4783. Evangelho de 4ª feira (31-07-2013) - Sto. Inácio de Loyola - Ex 34, 29-35; Sl 98; Mt 13, 44-46 -Jesus disse à multidão: “O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

Recadinho: - Jesus me ensina que o Reino do Pai é um grande tesouro. Acredito nisso? Demonstro a fé que tenho através de atos concretos? - Estou convencido de que vale a pena perder tudo para ganhar o tesouro do Reino de Deus? - Valorizo a vida que Deus me deu? - Procuro produzir frutos em vista do Reino dos Céus? Jesus quer que cada um de nós seja sinal de sua presença no mundo!

4784. “Tenham a coragem de ir contra a corrente. Tenham a coragem de ser felizes!” – Queridos voluntários, com os sorrisos de cada um de vocês, com a gentileza, com a disponibilidade ao serviço, vocês provaram que "há maior alegria em dar do que em receber" (At 20, 35). O serviço que vocês realizaram nestes dias me lembrou da missão de São João Batista, que preparou o caminho para Jesus. Cada um, a seu modo, foi um instrumento para que milhares de jovens tivessem o “caminho preparado” para encontrar Jesus. E esse é o serviço mais bonito que podemos realizar como discípulos missionários: preparar o caminho para que todos possam conhecer, encontrar e amar o Senhor. A vocês que, neste período, responderam com tanta prontidão e generosidade ao chamado para ser voluntários na Jornada Mundial, queria dizer: sejam sempre generosos com Deus e com os demais. Não se perde nada. Ao contrário, é grande a riqueza da vida que se recebe! Deus chama para escolhas definitivas. Ele tem um projeto para cada um: descobri-lo, responder à própria vocação, significa caminhar na direção da realização jubilosa de si mesmo”. (Papa Francisco, 28/julho/2013, no encontro com voluntários da Jornada da Juventude Rio2013)

4785. Tenham a coragem de “ir contra a corrente” - “A todos Deus nos chama à santidade, a viver a sua vida, mas tem um caminho para cada um. Alguns são chamados a se santificar constituindo uma família através do sacramento do Matrimônio. Há quem diga que hoje o casamento está “fora de moda”. Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é “curtir” o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas, “para sempre”, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã. Em vista disso, eu peço que vocês sejam revolucionários, que vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem: que se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. Tenham a coragem de ser felizes!” (Papa Francisco, 28/julho/2013, no encontro com voluntários da Jornada da Juventude Rio2013)

4786. Vale a pena dizer “sim” a Deus! - O Senhor chama alguns ao sacerdócio, a se doar a Ele de modo mais total, para amar a todos com o coração do Bom Pastor. A outros, chama para servir os demais na vida religiosa: nos mosteiros, dedicando-se à oração pelo bem do mundo, nos vários setores do apostolado, gastando-se por todos, especialmente os mais necessitados. Nunca me esquecerei daquele 21 de setembro (eu tinha 17 anos) quando, depois de passar pela igreja de San José de Flores para me confessar, senti pela primeira vez que Deus me chamava. Não tenham medo daquilo que Deus lhes pede! Vale a pena dizer “sim” a Deus. NEle está a alegria!” (Papa Francisco, 28/julho/2013, no encontro com voluntários da Jornada da Juventude Rio2013)

4787. O que fazer da sua vida? - “Queridos jovens, talvez algum de vocês ainda não veja claramente o que fazer da sua vida. Peça isso ao Senhor. Ele lhe fará entender o caminho. Como fez o jovem Samuel, que ouviu dentro de si a voz insistente do Senhor que o chamava, e não entendia, não sabia o que dizer, mas, com a ajuda do sacerdote Eli, no final respondeu àquela voz: Senhor, fala! Eu escuto! (cf. 1Sm 3, 1-10) Peçam vocês também a Jesus: Senhor, o que quereis que eu faça, que caminho devo seguir?” (Papa Francisco, 28/julho/2013, no encontro com voluntários da Jornada da Juventude Rio2013)


Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Reflexão do dia

A reflexão seguinte supõe que você
antes leu o texto evangélico indicado     

31 ─ Quarta-feira ─ Santos: Inácio de Loyola, Fábio, Demócrito

Evangelho (Mt 13,44-46) “O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo.”

Reino de Deus é a salvação que o Senhor realiza em nós, transformando nossa vida de agora e preparando-nos para a vida plena da ressurreição. A comparação de Jesus ensina que essa salvação é um tesouro, algo raro e de grande valor. E esse tesouro está escondido, não o podemos ver nem descobrir com nossa sabedoria humana. Senhor nos ajudou a descobri-lo; não o percamos.

Oração
Senhor Jesus, ia dizer que vos louvo por vos ter encontrado. Mas acho que o mais exato é dizer que vós me encontrastes. Eu vos agradeço porque viestes a minha procura quando eu estava perdido, fugindo de vós. Destes o primeiro passo em minha direção, e me arrastastes para vós. Senhor, quero estar sempre convosco, não permitais que de novo me perca ao vos perder. Amém.

Pe. Flávio Cavalca de Castro, Redentorista

Aniversariantes do dia

CELSO ANTÔNIO HENRIQUES (Formigão)
Turma de 1970 de Belo Horizonte (MG)

CÉSAR CELSO MARTINS
de São José dos Campos (SP)


DIÁCONO INÁCIO DE MELO MESQUITA
Turma de 1953 de São Paulo (SP)

SÉRGIO DALANEZE
Turma de 1988 de Rio Claro (SP)


PADRE MARCOS MARTINS MONT SERRAT
Província de Campo Grande - PR
Comemorando 31 anos de Sacerdócio

30 de julho de 2013

NOTA DE FALECIMENTO



Acabamos de receber a notícia do falecimento da 

IRMÃ APARECIDA MARQUES

Mensageira do Amor Divino que trabalhou por muitos anos 
nas Missões Redentoristas

Irmã do querido Padre Luis Marques 
de Tietê - SP


A ele e família nossas orações!


Requiescat in Pace !

Notícias da Vice Província de Recife


2º Dia de Festa da Comunidade Santo Afonso

O domingo, segundo dia de festa da Comunidade Santo Afonso, foi marcado por mais uma belíssima Celebração Eucarística presidida por Pe. Luiz Gonzaga, CSsR.


A Celebração teve como tema "Com Santo Afonso sentimos a necessidade de rezar com fé na Comunidade". Durante a homilia, Pe. Luiz destacou a importância da Oração. Que a exemplo de Santo Afonso, Doutor da Oração, devemos meditar e dedicar mais tempo à palavra de Deus.


A Comunidade também recebeu a presença do Coral "Coração Paraibano" sob a regência do próprio Pe. Luiz, CSsR.


Após a Celebração Eucarística, os fiéis participaram de quermesses e apresentação cultural da 3ª Idade.



Oração de todos dias

Oração da manhã para todos os dias

Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.

Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.

Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém

Oferta de todos dias





Ó Jesus, pelas mãos de Maria, Tua e minha mãe,

Te ofereço a minha mente, para Teus pensamentos.

Te ofereço a minha vontade para os teus desejos,


Te ofereço os meus sentidos para Tuas obras.

Fazei que vivendo de Ti, trabalhando por Ti,

eu me transforme em Ti.
Ó Rei Divino que sofrendo e morrendo na cruz
salvastes o mundo! Amém.

O Evangelho do dia


Meditando o Evagelho de hoje

Dia Litúrgico: Terça-feira da 17ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 13,36-43): Naquele tempo, Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: «Explica-nos a parábola do joio». Ele respondeu: «Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os que cortam o trigo são os anjos.

»Como o joio é retirado e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: o Filho do Homem enviará seus anjos e eles retirarão do seu Reino toda causa de pecado e os que praticam o mal; depois, serão jogados na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça».
Comentário: Rev. D. Iñaki BALLBÉ i Turu (Rubí, Barcelona, Espanha)
Explica-nos a parábola do joio
Hoje, com a parábola do joio e do trigo, a Igreja nos convida a meditar sobre a convivência do bem e do mal. O bem e o mal dentro do nosso coração; o bem e o mal que vemos em outros, que vemos existir neste mundo.

«Explica-nos a parábola» (Mt 13,36), pedem os discípulos a Jesus. E nós, hoje, podemos fazer o propósito de ter mais cuidado com a nossa oração pessoal, com o nosso trato cotidiano com Deus. Senhor, podemos dizer-lhe, explique-me por que não avanço suficientemente em minha vida interior. Explique-me como posso lhe ser mais fiel, como posso buscar-lhe em meu trabalho, ou através dessa circunstância que não entendo, ou não quero. Como posso ser um apóstolo qualificado. A oração é isso, pedir explicações a Deus. Como é minha oração? É sincera? É constante? É confiante?

Jesus Cristo nos convida a ter os olhos fixos no céu, nossa morada eterna. Frequentemente, vivemos enlouquecidos pela pressa, e quase nunca nos detemos para pensar que um dia próximo ou não, não o sabemos deveremos prestar contas a Deus de nossa vida, de como temos feito frutificar as qualidades que Ele nos tem dado. E o Senhor nos diz que no fim dos tempos haverá uma triagem. Devemos ganhar o Céu na terra, no dia-a-dia, sem esperar situações que possivelmente nunca virão. Devemos viver heroicamente o que é ordinário, o que aparentemente não possui nenhuma transcendência. Viver pensando na eternidade e ajudar os outros a pensar nela!: paradoxalmente, «esforça-se para não morrer o homem que há de morrer; e não se esforça para não pecar o homem que há de viver eternamente» (São João de Toledo).

Colheremos o que houvermos semeado. Devemos lutar para dar 100% hoje. Para que quando Deus nos chame a sua presença Lhe apresentemos as mãos cheias: de atos de fé, de esperança, de amor. Que se concretizam em coisas muito pequenas e em pequenos vencimentos que, vividos diariamente, nos fazem mais cristãos, mais santos, mais humanos.

Vivências - De perto @ De longe


Nº 1127 30/07/2013

4778. Evangelho de 3ª feira (30-07-2013) - S. Pedro Crisólogo - Ex 33, 7-11; 34, 5b-9.28; Sl 102; Mt 13, 36-43 - Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: O Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.

Recadinho: - Deus é infinitamente paciente! E eu? Procuro praticar a paciência? - Procuro ser trigo ou... sou uma verdadeira “cizânia” no mundo? - Há “cizânias” entre os que convivem comigo? - Há muito “trigo” também? - Contribuo para que meus irmãos sejam “trigo” no campo de Deus?

4779. Cracóvia será sede da próxima Jornada Mundial da Juventude - No dia 28 de julho de 2013, dia de encerramento da Jornada Rio2013, o Papa Francisco anunciou que a próxima Jornada Mundial da Juventude será em 2016, na cidade de Cracóvia (Polônia), cidade natal do beato João Paulo II. Cracóvia é considerada a capital espiritual da Polônia. A diocese de Cracóvia foi criada já no ano 1000 e a cidade tornou-se um destino popular para peregrinações cristãs. O país encontra-se no centro do continente europeu. Perto de Varsóvia é onde se localiza o centro geométrico da Europa, no qual se cruzam as linhas que unem os cabos Nordkinn (a Noruega) com Matapan (o Peloponeso, a Grécia) e o Cabo da Roca (Portugal) com a parte central dos Montes Urais. Pela Polônia passa também a fronteira continental entre a Europa Ocidental e a Europa Oriental.

4780. Os filhos são a menina dos olhos! - “Os pais usam dizer por aqui: “os filhos são a menina dos nossos olhos!” Que bela expressão da sabedoria brasileira que aplica aos jovens a imagem da pupila dos olhos, janela pela qual entra a luz regalando-nos o milagre da visão! O que vai ser de nós, se não tomarmos conta dos nossos olhos? Como haveremos de seguir em frente? O meu auspício é que, hoje e sempre, cada um de nós se deixe interpelar por esta desafiadora pergunta”. (Papa Francisco, 22 de julho/2013, no Rio de Janeiro (RJ), em discurso, dirigindo-se à Presidente Dilma Rousseff e demais autoridades)

4781. A juventude é a janela pela qual o futuro entre no mundo! - “A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo. É a janela e, por isso, nos impõe grandes desafios. A nossa geração se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem quando souber abrir-lhe espaço. Isso significa: tutelar as condições materiais e imateriais para o seu pleno desenvolvimento; oferecer a ele fundamentos sólidos, sobre os quais construir a vida; garantir-lhe segurança e educação para que se torne aquilo que ele pode ser; transmitir-lhe valores duradouros pelos quais a vida mereça ser vivida, assegurar-lhe um horizonte transcendente que responda à sede de felicidade autêntica, suscitando nele a criatividade do bem; entregar-lhe a herança de um mundo que corresponda à medida da vida humana; despertar nele as melhores potencialidades para que seja sujeito do próprio amanhã e corresponsável do destino de todos. Com essas atitudes precedemos hoje o futuro que entra pela janela dos jovens!” (Papa Francisco, 22 de julho/2013, no Rio de Janeiro (RJ), em discurso, dirigindo-se à Presidente Dilma Rousseff e demais autoridades)

4782. Missa com o Papa reuniu mais de 3 milhões de pessoas em Copacabana - A missa do dia 28 de julho de 2013, com o Papa Francisco, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), reuniu mais de 3 milhões de pessoas. Na vigília de oração do dia anterior os participantes eram em torno de 2,5 milhões de pessoas. Papa Francisco disse muitas vezes que para entender os problemas da sociedade de hoje e o que deve ser feito, é necessário ver a realidade com a perspectiva dos pobres, dos marginalizados. Por isso começou sua visita indo à favela e visitando enfermos”. Esta é sua mensagem: começar pelos pobres, privilegiar as periferias do mundo! Este é o convite que ele nos faz: Abrir os olhos e o coração!

Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR


Reflexão do dia

A reflexão seguinte supõe que você
antes leu o texto evangélico indicado     


30 ─ Terça-feira ─  Santos: Pedro Crisólogo, Everaldo Hanse

Evangelho (Mt 13,36-43) “A colheita é o fim dos tempos... Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos.”

Geralmente, quando ouvimos essa parábola do joio no meio do trigo, pensamos em outros e nunca em nós mesmos. Tenho, porém, de me perguntar: na Igreja de Deus sou trigo ou sou joio? Faço avançar o Reino, ou retardo de mil modos a caminhada de meus irmãos? Às vezes fico meio em dúvida. E só me resta pedir que Deus tenha compaixão de mim, para que esteja entre os justos.

Oração
Senhor, confio em vós e tenho a esperança de estar em vossa amizade, apesar de nem sempre vos ter sido muito fiel. Perdoai-me, principalmente por ter às vezes atrapalhado a caminhada de meus irmãos.  Enquanto é tempo, ajudai-me a ser trigo bom, que mata a fome e pode até servir para a Eucaristia. Com vossa graça espero continuar até o fim entre os vossos amigos. Amém.

 
Pe. Flávio Cavalca de Castro, Redentorista