2742. Evangelho de terça-feira (03-04-2012) - Is 49, 1-6; Sl 70, 1-6.15.17; Jo 13, 21-33.36-38 - Estando à mesa com seus discípulos, Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando. Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando.
Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?”
Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”.
Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite. Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo.
Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.
Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás mais tarde”. Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora?
Eu darei a minha vida por ti!” Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.
Recadinho: - Num mesmo contexto, Jesus se refere à negação de Pedro e à traição de Judas! Agimos com compreensão quando notamos falhas ao nosso redor? - Pedro se mostra corajoso, mas depois demonstra fraqueza. O fato serve de lição de humildade para nós? - Judas, o amigo, torna-se traidor.
Pedro, o amigo, nega Jesus. Como lidamos com a amizade? - Em nosso contexto de vida há pessoas que ficam em segundo plano? - Peçamos a Deus o dom de compreender a verdadeira fraternidade.
2743. Jornada da Juventude em nível diocesano - Ano após ano, no Domingo de Ramos, celebra-se a Jornada Mundial da Juventude a nível diocesano. Neste 2012, a data caiu no dia 1º de abril. Bento XVI tem ainda bem viva em seu coração a Jornada Mundial celebrada em Madri em 2011. Em sua mensagem para esta jornada diocesana frisou o Papa: “Dou graças a Deus pelos muitos frutos que a Jornada suscitou e que no futuro seguirão multiplicando-se entre os jovens e as comunidades às quais pertencem. Agora nós estamos nos dirigindo para o próximo encontro no Rio de Janeiro, no ano de 2013, que terá como tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (cf. Mt 28, 19).
2744. Jornada diocesana: na alegria! - O tema da Jornada Mundial da Juventude diocesana deste 2012 foi tirado da Carta do Apóstolo São Paulo aos Filipenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (4, 4). De fato, escreve o Papa, a alegria é um elemento central da experiência cristã. Também experimentamos em cada Jornada Mundial da Juventude uma alegria intensa, a alegria da comunhão, a alegria de sermos cristãos, a alegria da fé. Esta é uma das características desses encontros. Em um mundo marcado pela tristeza e a inquietação, a alegria é um testemunho importante da beleza e afidabilidade da fé cristã. A Igreja tem a vocação de levar a alegria ao mundo, uma alegria autêntica e duradoura, a dos anjos que anunciaram aos pastores de Belém o nascimento de Jesus.
2745. Mensagem em sete pontos - Em sua mensagem aos jovens, Bento XVI destaca 7 pontos: Nosso coração foi feito para a alegria; Deus é a fonte da verdadeira alegria; Conservar no coração a alegria cristã; A alegria do amor; A alegria da conversão; A alegria nas provas; Testemunhas da alegria. Na última parte da mensagem, o Papa convida os jovens a serem missionários da alegria. Não se pode ser feliz se os demais não são felizes. Por isso é necessário compartilhar a alegria. O Papa pede aos jovens: “Vão contar aos demais jovens a sua alegria de ter encontrado aquele tesouro precioso que é Jesus. Não podemos conservar para nós a alegria da fé; para que esta possa permanecer em nós, temos que transmiti-la!”
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.