2739. Evangelho de segunda-feira (02-04-2012) - Is 42,1-7; Sl 26, 1-3.13-14; Jo 12, 1-11 - Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.
Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: “Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.
Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.
Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.
Recadinho: - Naquele tempo, ser amigo de Jesus era algo perigoso. E hoje? - Judas interpretou mal a atitude de Maria. Este tipo de coisa pode ocorrer conosco também? - Que lição podemos tirar do gesto de Maria? - Como considerar a atitude de Judas? - “Pobres sempre tereis, diz Jesus!” Onde os encontramos hoje?
2740. Faleceu o Missionário Redentorista P. Mauro Matiazzi - P. Mauro José Matiazzi, missionário redentorista que atualmente trabalhava e pertencia à Comunidade Redentorista de Tietê (SP), faleceu no dia 28 de março de 2012, tendo sido sepultado no dia seguinte em Aparecida (SP). Tinha sido internado por problemas cardíacos no Hospital Paulistano, em São Paulo (SP), no dia 23. Depois de sofrer dois enfartos, veio a falecer. P. Mauro, natural de Mineiros do Tietê (SP), tinha 62 anos de idade e 31 de sacerdote. Em 1972, morando em São Carlos (SP), decidiu seguir o caminho da vida religiosa sacerdotal, ingressando no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida (SP). De 1973 a 1975, cursou Filosofia, na Faculdade Salesiana de Lorena (SP). Em 1976, em São Paulo (SP), frequentou o Noviciado como preparação próxima para o ingresso na Vida Religiosa. Assumiu os compromissos religiosos em fevereiro de 1977, em Aparecida (SP). De 1977 a 1980, cursou Teologia no Instituto Teológico São Paulo, em São Paulo (SP). Foi ordenado sacerdote em 16 de maio de 1981, na Igreja de Santo Antônio do Prado, na cidade de São Carlos (SP). Em 2005 participou de atualizações teológicas no Instituto Superior de Pastoral, em Belo Horizonte (MG). De 2006 a 2008, P. Mauro ocupou o cargo de reitor do Santuário Nacional de Aparecida. Sempre exercendo atividades missionárias pelo Brasil, residiu nas cidades paulistas de Aparecida, Garça, São João da Boa Vista, Araraquara e em Tietê.
2741. Cuba decreta feriado nesta Sexta-feira Santa - A notícia foi divulgada no dia 31 de março de 2012: Um sinal muito positivo da visita do Papa Bento XVI a Cuba já surgiu: o governo de Cuba decretou que “a próxima Sexta-feira Santa será declarada como feriado, porém assinalou que sua permanência no calendário oficial cubano ainda não é definitiva”. A decisão favorecerá a participação dos cubanos nas celebrações religiosas do dia. Em seu encontro com o Presidente do Conselho de Estado e do Conselho dos Ministros de Cuba, Raúl Castro, no dia 28 de março de 2012, num encontro a portas fechadas por cerca de 40 minutos,.o Papa Bento XVI fez um pedido especial a Castro: a possibilidade do reconhecimento por parte do governo da Sexta-feira Santa como feriado, assim como, 14 anos atrás, João Paulo II fez o mesmo pedido em relação ao dia do Natal, e foi atendido.
Quem sabe o gesto do Governo de Cuba esteja nos transmitindo um sinal de alerta muito forte! Após ter vivido uma longa experiência de banir a religiosidade do coração do povo, nota agora que andaram todos por caminhos errados demais! Enquanto isso, pelo lado de cá, em nosso Brasil, um certo tribunal decide pela abolição do crucifixo de seu ambiente! Queremos nós agora tornar a laicidade do Estado uma nova religião oficial?! Enquanto não trabalham na Sexta-feira Santa, aqui no Brasil, quem sabe os membros do referido tribunal ocupem o tempo para retirar os crucifixos das paredes!
Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.