3 DE JUNHO – SANTO PAPA(BEATO) E SANTAS DO DIA
IL PAPA BUONO: O PAPA BONDOSO
João XXIII (1881-1904) foi capelão militar na I. Guerra Mundial. Após ocupar vários cargos importantes na Igreja, foi eleito Papa em 1958. Foi um fino humorista e brincalhão, mesmo depois de eleito Papa. Logo nas primeiras semanas após a eleição deu-se conta do fardo que havia caído sobre seus ombros. Às vezes, acordando à noite, com algum problema, dizia consigo mesmo: “Vou conversar com o Papa a esse respeito”. Mas caindo na realidade, dizia surpreso: Ora, o Papa sou eu. Bem! Nesse caso falarei sobre esse problema com o bom Deus.Na primeira noite, após a eleição ele não conseguia dormir, por causa das passadas do guarda em frente ao seu aposento. Em certa altura ele se levantou e foi ter com o guarda: - Meu amigo, eu o dispenso de ficar vigiando aqui. Pode dormir. Assim são dois a descansar, você e eu. Entrou na história como “pai da humanidade”. É um dos homens “mais queridos e amados do mundo”. Durante seu breve pontificado realizou a obra mais importante da Igreja contemporânea: a celebração do Concílio Vaticano II (1962-1965).Não se tratava tanto de lutar contra os adversários, mas sobretudo de encontrar nova linguagem para poder dialogar com este mudo em constante ebulição. Expressões como estas “é preciso sacudir o pó de séculos que cobre a Igreja”, “é preciso abrir as janelas para que entre um ar fresco”, “é preciso discernir os sinais dos tempos”, foram frases carregadas de sentido que significavam o que o papa queria para o Vaticano II.
RAINHA SANTA CONVERTEU O ESPOSO
Clotilde (474-544) - Deve-se a ela a conversão do esposo Clóvis, rei dos Francos. Quando o poderoso rei pediu a mão de Clotilde, esta impôs uma condição: Que ele se convertesse do paganismo para o catolicismo. Prometeu, sim, mas custou cumprir a promessa. Clotilde insistia e ele contemporizava. Estava quase conseguindo o Batismo do esposo, quando morreu o primeiro filho, já batizado. Clóvis, supersticiosamente, atribuiu à religião da esposa, a morte do menino. Tudo piorou quando o segundo filho adoeceu, logo após ser batizado. Felizmente sarou, o que fez o pai se acalmar. Mas continuava desconfiado e arredio. Chegou finalmente o dia suspirado. Às vésperas de uma batalha perigosa contra os germanos invasores, o rei Clóvis fez um voto: Se o Deus de Clotilde o ajudasse nessa batalha, ele deixar-se-ia batizar. Ao voltar vitorioso, disse para a esposa: “Clóvis venceu os germanos, mas você venceu Clóvis”.
Foi batizado solenemente por São Remígio na noite de Natal de 498, juntamente com três mil pessoas. Na hora do batismo, o celebrante teria dito para ele:
- Rei orgulhoso, queima o que adoraste e adora o que queimaste.
MARIANA DE JESUS (1618-1645) – Nasceu em Quito no Equador, de família nobre. Os país morreram quando tinha 6 anos. Foi educada por uma irmã. Embora querendo ser freira, conseguiu levar uma vida recolhida na própria casa em que morava. Cateqizava, isitava os mendigos, enfermos, encarcerados.
Ofereceu a vida pelas vítimas de um terremoto. Morreu poucas semanas depois, com 26 anos. Foi canonizada em 1950. É a mimosa “Açucena de Quito”.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.