Nº 0241 25/02/2011
1047. Evangelho de sexta-feira (25-02-2011) - 1ª leit Eclo 6, 5-17; Sl 118; Mc 10, 1-12 - Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.
Recadinho: Falando do matrimônio, Jesus queria denunciar uma injustiça cometida contra as mulheres, procurando prevenir seus discípulos para que não fossem injustos. A Lei mosaica previa o caso de sucessivos repúdios da mulher. Portanto, ela ficava sob a tutela do marido e dependia de seu humor. Bastava um pequeno deslize, ou algo que desagradasse o marido, para ser repudiada. Quem ama compreende, se sacrifica, acolhendo e perdoando, mas lutando um mundo melhor.
1048. Preparando a Campanha da Fraternidade - Multiplicam-se pelo Brasil os encontros de preparação
para a “Campanha da Fraternidade 2011”, que terá início na Quarta-feira de Cinzas, com o tema “Fraternidade e Vida no Planeta”. Somos convidados a tomar conhecimento dos problemas ecológicos que atingem a sociedade: julgar os temas do meio ambiente associados à espiritualidade; e incentivar a trabalhar pela causa da Vida do Planeta.
1049. Escola Fé, Política e trabalho 2011 - Realiza-se, no Centro Diocesano de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul (RS), e já está em sua oitava edição. As inscrições se encerram no dia 07 de março/11. São 10 etapas, distribuídas nos meses de março a dezembro, sempre no terceiro final de semana de cada mês, totalizando 170 horas/aulas. A escola é em parceria com o Instituto Humanitas, Unisinos, e é destinada a lideranças comunitárias, sociais, políticas e sindicais; agentes de pastoral, professores, funcionários públicos, vereadores, estudantes e lideranças de organizações populares. A primeira etapa será nos dias 19 e 20 de março/11. (Mais informações: caritascaxias@yahoo.com.br).
1050. Família, escola de amor insubstituível - No contexto dos recentes ataques que a família está sofrendo em países como o México e outros da América Latina, o bispo de Querétaro, no México, Dom Mario de Gasperín, refletiu sobre o tema, ressaltando cinco pontos essenciais para compreender e valorizar a família a partir de uma perspectiva cristã e como uma instituição natural, querida por Deus. O primeiro aspecto é que não existe família completa sem pai nem mãe, e toda criança tem o direito de ter um pai e uma mãe que lhe ofereçam calor e carinho. Em segundo lugar, "como a paternidade divina é a origem da paternidade humana, a missão dos pais é prolongar a presença de Deus no lar, o que significa dar amor e comunicar a vida. Aquele que honra seus pais também honra a Deus e merece a bênção do Senhor. Os filhos devem corresponder ao amor dos seus pais com a obediência e a gratidão". O terceiro aspecto é que os filhos "são o fruto mais precioso do amor dos pais que, dando-lhes a vida, também devem comunicar-lhes a fé, que é a vida de Deus. Os filhos aprendem o amor de Deus com seus pais, no lar. A família é uma escola de amor, de vida e de fé, que são os três pilares que sustentam a vida cristã da família". Finalmente, formar uma família unida e estável "é uma grande tarefa que os pais recebem no dia em que se casam pela Igreja. Esta é a sua principal vocação e missão neste mundo. Disso deverão prestar contas diante de Deus, e nisso estará seu prêmio e sua salvação".
APOIO: Sinos e Matusalém - sinos & relógios - consertos e equipamentos novos email: sino@sino.com.br Fax (34) 3313 1750; cel (34) 9917 1488 - Rua Ovídio Nogueira, 101 Cep: 38081-240 Uberaba MG
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.