Tantas e tantas vezes nota-se a falta do verdadeiro conhecimento do conteúdo católico.
O que se entende por conteúdo?
Dois significados mais relacionados com esse tema : significação mais profunda; relevância.
Refiro-me aqui na escala mais íntima do valor neste texto à doutrina cristã do evangelho.
A prática católica é pessoal e exemplar, sem ser ostensiva ou até com impulsos de vaidade. Deus, como perfeito auditor, avalia a consciência de cada um e, juiz imparcial, considera se há ou não o cumprimento de Seu desejo.
Em uma das passagens do Antigo Testamento na bíblia, Deus, por meio do profeta Jeremias, manda um aviso ao Seu povo que deveria confiar e contar com sua proteção, em caso contrário, elegeria outro povo.
Nos evangelhos, Cristo nos deixou muito claro o caminho a ser seguido, cuja base única é a obediência, sem qualquer ressalva, aos dois mandamentos de amor: ao Pai e ao próximo.
Assim, não se pode conceber que na prática católica, que tem como base essa única estrutura, demonstrações aparatosas e desonestas de cultos e ritos, coletivos ou pessoais, bem como pensamentos ocultos e negativos sobre o nosso irmão e palavras agressivas ao invés de muita oração e desejo de compreender.
A propósito, dentro desse conceito, todos, perante Deus, são irmãos, ainda que professem diferentes credos e tenham cultura religiosa diferenciada da cultura católica.
Evangelizar e orar é o caminho!
Antônio Ierárdi Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.