CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

30 de junho de 2015

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1827  -   30/06/2015
7590. Evangelho de 3ª feira - Beato Januário Maria Sarnelli - (30-06-2015) - Gn 19, 15-29; Sl 25; Mt 8, 23-27 - Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia. Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”
 
Recadinho: - Consegue crer que Jesus está a seu lado sustentando sua caminhada? - Nas tempestades da vida, segura firme em Deus? - Consegue abandonar-se nas mãos de Deus? - Lembre-se de alguém que vive intensamente sua fé. E Deus o confortará. - Reze: Aumentai, Senhor, minha fé!
 
7591. 30/junho - Beato Sarnelli - O redentorista beato Januário Maria Sarnelli (12/09/1702 +30/06/1744) nasceu em Nápoles, na Itália. Aos 14 anos, pensou em ser jesuíta. Seu pai, porém, o desencorajou, por ser muito jovem ainda. Dedicou-se então aos estudos, tendo feito o doutorado em Direito Civil e Canônico. Foi visitando doentes, no Hospital dos Incuráveis, que escutou o chamado de Deus que o queria sacerdote. Foi ordenado padre no dia 8 de julho de 1732. Sarnelli, além de visitar pessoas doentes, se comprometeu em ajudar crianças forçadas a trabalhar, ensinando-lhes o catecismo. Também visitava os homens idosos de uma obra intitulada “São Januário”, os condenados às galeras e as pessoas doentes do hospital do porto.
 
7592. Sarnelli 02 - Entrou para os Redentoristas - Sarnelli tornou-se amigo de Afonso de Ligório, apaixonando-se por seu apostolado. Consagraram-se, então, ao ensino do catecismo para adultos, organizando as chamadas “capelas vespertinas”, que ficaram famosas. Em 1733, Sarnelli defendeu Santo Afonso diante das críticas injustas que lhe faziam devido à recente fundação da Congregação do Santíssimo Redentor, em Scala, no dia 11 de novembro de 1732. Em junho de 1733, Sarnelli apresentou-se em Scala, para ajudar o amigo durante as missões da cidade de Ravello e entrou para a Congregação de missionários, fundada por Santo Afonso Maria de Ligório. Sarnelli deixou 30 obras escritas sobre temas como: meditação, teologia mística, direção espiritual, lei, pedagogia, e temas morais e pastorais, em especial sobre jovens em perigo de prostituição. Devido à sua atividade social em favor da mulher, é considerado como um dos autores que trataram este tema de um modo mais completo na Europa no início do século XVIII.
 
7593. Sarnelli 03 - O Missionário - Sarnelli dedicou-se ao trabalho Redentorista: às Missões Apostólicas, onde propagou as meditações em comum entre os leigos, com o livro: "O mundo santificado". Em 1741, participou com Santo Afonso da grande missão pregada nos arredores da cidade de Nápoles. Suas últimas atividades foram em Nápoles, onde continuou se ocupando do apostolado em favor das moças em perigo de prostituição. Foi beatificado por S. João Paulo II, no dia 12 de maio de 1996. Seus restos mortais estão na igreja da Comunidade Redentorista da cidade de Ciorani, na Itália, a primeira igreja Redentorista.
 
7594. Sarnelli 04 - As mulheres de “difícil vida fácil” - Devido a seu intenso trabalho social em defesa da mulher, Sarnelli é considerado um dos mais importantes autores que tratou deste assunto na Europa, na primeira metade do século dezoito. Ficou famoso por seu apostolado em favor dos pobres e abandonados, com especial dedicação para com as pobres prostitutas. A prostituição, a difícil vida fácil, era uma das maiores chagas da cidade de Nápoles naquele tempo. Calculava-se, naquela época, um número de 30 a 40 mil meninas e mulheres dedicando-se à prostituição em Nápoles! Sarnelli assumiu um grande desafio. Sentiu a necessidade de ser sinal de esperança no contexto daquela realidade, tentando despertar nelas o compromisso de serem "discípulas missionárias", levando-as a buscar o sentido da vida em Cristo, nosso Redentor. Neste campo, foi audaz, corajoso, sabendo deixar-se guiar pelas luzes do Espírito Santo, procurando dedicar-se intensamente a levar também a elas a “Copiosa Redenção”.
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

29 de junho de 2015

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1826  -   29/06/2015
7588. Evangelho de 2ª feira (29-06-2015) - Gn 18, 16-33; Sl 102; Mt 8, 18-22 - Vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”. Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Um outro discípulo disse: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos!”
 
Recadinho: - Seguir a Jesus é doar-se. Mas ninguém precisa se desesperar. O que o Espírito Santo lhe inspira em termos de doação? - O provérbio popular citado por Jesus diz que deve-se deixar “que os mortos sepultem seus mortos”. Significa que em nossa vida não devemos dar preferência a coisas secundárias na escala de valores. É nesta linha seu modo de agir? - Dê seu testemunho de como segue a Jesus. - Conhece alguém muito especial dos tempos atuais que supera qualquer pessoa em doar-se? - Pense em alguém que viveu a doação ao extremo.
 
7589. Mais do que cuidar do planeta o Papa pede cinco mudanças de atitudes - A encíclica do Papa, “Louvado sejas”, com data de 24 de Maio/2015, denuncia alguns problemas atuais que afetam o planeta e também é um claro chamado à mudança de atitudes e tendências negativas na vida de cada pessoa. Nesse sentido, o Papa escreve a cristãos e a todos os seres humanos, pois todos somos responsáveis pela “Casa Comum” que é a Criação. As cinco chaves de mudanças de atitudes propostas são: 1. Ser agradecido e praticar a gratuidade - “Que todo cristão reconheça o mundo (a criação) como um dom recebido do amor do Pai. Isto tem como consequência atitudes de renúncia e gestos generosos. É importante convencer-se de que “menos é mais” e que devemos crescer na sobriedade e na capacidade de se contentar com pouco. A sobriedade, vivida livre e conscientemente, é libertadora. Pois as pessoas que saboreiam mais e vivem melhor cada momento são aquelas que deixam de pesquisar aqui e ali, sempre à procura do que não têm, e experimentam o que significa dar apreço a cada pessoa e a cada coisa, aprendem a familiarizar-se com as coisas mais simples e sabem alegrar-se com elas. Demos graças a Deus antes e depois das refeições, porque neste momento recordamos a nossa dependência de Deus para a vida e fortalecemos a nossa capacidade de ser agradecidos”. 2. Educar nos diversos âmbitos - “É muito nobre assumir o dever de cuidar da criação com pequenas ações diárias como, por exemplo, evitar o uso de plástico e papel, reduzir o consumo de água, diferenciar o lixo, cozinhar apenas aquilo que razoavelmente se poderá comer, tratar com desvelo os outros seres vivos, servir-se dos transportes públicos ou partilhar o mesmo veículo com várias pessoas, plantar árvores, apagar as luzes desnecessárias. A educação pode ser feita através da escola, dos meios de comunicação, da catequese e, sobretudo, através da família”. 3. Exterminar o consumismo compulsivo - “As pessoas acabam por ser arrastadas pelo turbilhão das compras e gastos supérfluos. O consumismo obsessivo é o reflexo subjetivo do paradigma tecno-econômico. Está acontecendo aquilo que já assinalava Romano Guardini: o ser humano “aceita os objetos comuns e as formas habituais da vida como lhe são impostos pelos planos nacionais e pelos produtos fabricados em série e, em geral, age assim com a impressão de que tudo isto seja razoável e justo. O referido paradigma faz crer a todos que são livres, pois conservam uma suposta liberdade de consumir, quando na realidade apenas possui a liberdade a minoria que detém o poder econômico e financeiro! Nesta confusão, a humanidade pós-moderna não encontrou uma nova compreensão de si mesma que a possa orientar e esta falta de identidade é vivida com angústia. Temos demasiados meios para escassos e raquíticos fins!” 4. Esquecimento do egoísmo - “A situação atual do mundo favorece formas de egoísmo coletivo. Desta maneira, as pessoas se tornam auto referenciais e se isolam na própria consciência. Pois “quanto mais vazio está o coração da pessoa, tanto mais necessita de objetos para comprar, possuir e consumir. Portanto, devemos “sair de nós mesmos rumo ao outro” e superar o individualismo”. 5. Conversão interior - “É necessário “converter-se”, quer dizer, encontrar-se realmente com Jesus Cristo e iniciar uma vida nova. O cristão deve viver sua vocação admirando a beleza da obra de Deus e protegê-la. Convido todos os cristãos a explicitarem esta dimensão da sua conversão integral e a suscitar aquela sublime fraternidade com a criação inteira vivida por São Francisco de Assis. Para isto é necessário reconhecer os próprios erros, pecados, vícios ou negligências, arrepender-se de coração e mudar por dentro!”
 
Padre Geraldo Rodrigues, CSsR

28 de junho de 2015

Vivências - De perto@ De longe

Nº 1825 -  28/06/2015

7586. Evangelho de domingo - Ss. Pedro e Paulo e beatos redentoristas ucranianos: Nicolau Charneckyj, Basílio Welyczkowskyj, Zenão Kowalyk e Ivan Ziatyk (28-06-2015) - At 12, 1-11; Sl 33; 2Tm 4, 6-8.17-18; Mt 16, 13-19 (Tu és Pedro) - Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
 
Recadinho: - Que importância tem Jesus em sua vida? - Como você encara o papel da hierarquia da Igreja? - Você se sente feliz por poder servir a nível de Igreja? Como serve? - Tem facilidades para buscar maior instrução religiosa? Que meios emprega? - Sente que no contexto de sua comunidade vive-se a união?
 
7587. 28/junho: Festa de 4 beatos ucranianos, missionários redentoristas - Celebramos hoje quatro heróis que deram a vida pela Fé, beatificados por S. João Paulo II, no dia 27 de junho de 2001: Beato Nicolau Charnetskyi (1884-1959): Foi ordenado bispo em Roma, na igreja de Santo Afonso, em 1926. Em 1945 foi preso e torturado nos campos de concentração da Sibéria por ser considerado “agente do Vaticano”. Como primeiro bispo ucraniano redentorista, sofreu perseguição desde o início da sua atividade. Foi torturado e por várias vezes foi preso. Apesar de todo o sofrimento, o bispo sempre conseguiu encontrar uma palavra de consolo para seus colegas de prisão. No dia 2 de abril de 1959, ele faleceu. Suas últimas palavras foram uma súplica à Mãe do Perpétuo Socorro. Com ele, rezemos: Mãe do P. Socorro, doentes e aflitos, volvei-nos um olhar de amor! Socorrei-nos! Beato Ivan Ziatyk (1899-1952): Preso, condenado a trabalhos forçados na Sibéria, onde foi constantemente torturado, acusado de promover as ideias do Papa Romano e de divulgar a fé católica entre as nações do mundo para converter todos ao Catolicismo. O fim da Segunda Guerra Mundial foi um período terrível na história da Ucrânia, da Igreja Greco-Católica e da Província redentorista de Lviv. Todos os bispos Greco-Católicos foram presos e, na primavera de 1946, a polícia secreta soviética reuniu em Holosko os Redentoristas de Ternopil, Stanislaviv, Lviv e Zboiska e os confinou numa ala não-aquecida do convento. O P. Ivan estava entre esses, reunidos em Holosko. Ficaram lá dois anos sob constante vigilância da polícia secreta. A presença deles era controlada três ou quatro vezes por semana. Eram levados várias vezes para interrogatórios, durante os quais eram-lhes prometidos vários benefícios em troca da apostasia da fé ou da vocação religiosa. Em outubro de 1948, todos os Redentoristas que estavam em Holosko foram levados de caminhão para o convento de Univ. Beato Vasyl Velychkovskyi (1903-1973): Dedicou-se durante mais de vinte anos às missões entre o povo simples. Condenado ao fuzilamento, teve a pena comutada em prisão na Sibéria. Nomeado bispo, foi ordenado em 1963, num quarto de hotel. Durante o período da existência clandestina da Igreja Greco-Católica, não teve medo de celebrar a Liturgia diária, de pregar retiros e de ser diretor espiritual de muitos cristãos. Sofrendo gravemente do coração, foi libertado. Mudou-se então para o Canadá, onde faleceu. Seu coração se silenciou no seu corpo, mas continua a ecoar em nosso espírito. Beato Zenão Kovalyk (1903-1941): Confessor assíduo e pregador famoso, foi preso pelos comunistas em 1940 porque pregava abertamente contra os abusos do regime comunista. Zenão foi crucificado na parede da prisão e fuzilado junto com outros companheiros, em 1941. Morreu mártir, pelo testemunho da fé católica. O fato se deu do seguinte modo: As tropas alemãs entraram na cidade de Lviv e os russos, que deviam fugir, não podiam levar os presos. Decidiram, então, fuzilar a todos. E para se vingar do missionário, o pregador da palavra de Deus, crucificaram P. Zenão na parede do corredor da prisão, na presença de outros presos.
 
Pe.Geraldo Rodrigues, CSsR

27 de junho de 2015

ÍCONE DO AMOR


A FAMÍLIA REDENTORISTA UNIDA À MARIA

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

ROGAI POR NÓS!

ÍCONE DE AMOR

 
 
 
Solenidade de N. Sra. do Perpétuo Socorro
 Nossa Senhora, Perpétuo Socorro e rainha da paz, olha para a confusão que domina neste mundo.
Não conseguimos aprender as lições das guerras e destruições, mortes, lares que se desmoronam e crianças que ficam órfãs...
Nós, pessoas humanas, moldadas para o diálogo, não conseguimos estabelecer a paz, embora gritemos por ela a cada instante.
Rainha da Paz, rogai por nós!
Rainha da Paz, que nos trouxestes o autor da Paz, dai-nos a graça da Paz, vinde em nosso Socorro hoje e sempre.
Se não podemos falar de Igreja sem que Maria esteja presente, esta presença feminina é que cria ambiente familiar.
É justo e certo que Maria desperte, nos que acreditam, preces de esperança, preces em busca de segurança nos momentos de dor, de angústia.
Maria é nosso “Perpétuo Socorro”.


Vivências - De perto @ De longe

Nº 1824  -   27/06/2015 

7581. Evangelho de sábado (27-06-2015) - N. Sra. do Perpétuo Socorro e S. Cirilo de Alexandria - Dt 7, 6-11; Sl 102; 1Jo 4, 7-16; Mt 11, 25-30 - Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. 

Recadinho: - Jesus nos convida! Vinde a mim! Sempre que preciso e posso vou até Ele? - Quando nosso fardo se torna pesado, procuramos ir logo a Jesus? - E quando está tudo leve, em paz e felicidade, lembramo-nos de partilhar com Ele? - Há situações da vida em que sentimos um grande peso sobre nós? Como agimos? - A Igreja nos ensina que “Jesus é o rosto humano de Deus e o rosto divino do ser humano!” Quando vemos o rosto divino em nosso irmão? 

7582. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Celebramos Nossa Senhora com o título de Perpétuo Socorro sempre no dia 27 de junho. Trata-se de um quadro de estilo neo-gótico. Sua história não deixa de ter muito de curioso e inusitado. Um comerciante da Ilha de Creta, na Grécia, roubou o quadro de uma igreja e o levou consigo para Roma numa viagem de navio. No dia 27/Março/1449 o quadro foi colocado numa capela em Roma, dedicada a S. Mateus. A capela desapareceu e o quadro foi levado para a igreja dos religiosos agostinianos, que existia em Roma. Em 1855 os Missionários Redentoristas compraram um terreno em Roma para construir a sede da Congregação. Ficaram sabendo que ali, no terreno que adquiriram, no passado, havia uma pequena igreja. Resolveram construir uma igreja, coisa normal nos conventos católicos. E, então, através do papa Pio IX, pediram que o quadro voltasse para a nova igreja que construíram no mesmo local da antiga. Foi no dia 26 de abril de 1866. 

7583. Perpétuo Socorro 02 - Façam Nossa Senhora conhecida! - O Papa Po IX gostava muito dos Missionários Redentoristas. Certa vez, visitando a igreja de Santo Afonso, em Pagani, próximo a Nápoles, tirou do seu dedo o "anel de pescador" e trocou-o pelo anel de bispo que estava no dedo do corpo do fundador dos Redentoristas, Santo Afonso Maria de Ligório. O Papa, sem duvidar, mandou entregar o quadro aos Redentoristas, recomendando: "Façam-no conhecido no mundo inteiro!" Ele queria que os Missionários espalhassem a devoção a Nossa Senhora com este título por todos os cantos por onde andassem! 

7584. Perpétuo Socorro 03 - Uma festiva sequência de fatos - No dia 21/Abril/1866, os Redentoristas deram uma cópia do quadro ao Papa Pio IX. O quadro de N. Sra. com o título de Perpétuo Socorro foi coroado solenemente no dia 23 de Junho de 1867. No dia 23 de Maio de 1871, foi fundada a "Pia União de N. Sra. do Perpétuo Socorro", na igreja de Sto. Afonso, em Roma, igreja sob os cuidados dos Missionários Redentoristas, que têm ali sua sede e, no mesmo local, fundaram e mantem a muito frequentada Academia Alfonsiana de Teologia Moral. Em 1876 foi criada a "Arquiconfraria N. Sra. do Perpétuo Socorro". Nessa ocasião é que foi estabelecida a festa dela com esse título para o dia 27 de Junho. 

7585. Perpétuo Socorro 04 - A devoção foi se espalhando! - Em 1870 os Missionários Redentoristas começaram a construir em Boston (USA) a primeira igreja dedicada a N. Sra. do Perpétuo Socorro, que foi inaugurada no ano seguinte. No dia 25 de dezembro de 1878, nascia uma celebração da liturgia da Palavra em honra de Nossa Senhora chamada de “Súplica Perpétua” e começou em Santiago do Chile. Em 1922 começou a ser celebrada uma Novena Perpétua a N. Sra. do Perpétuo Socorro na igreja redentorista de Santo Afonso, em São Luís, nos Estados Unidos da América. Os Missionários Redentoristas chegaram às Filipinas em 1906 e ergueram uma capela em Baclaran. Ali celebrouse a primeira novena perpétua em 1948. Hoje é um grande santuário que comporta 11.000 pessoas e não tem portas! Na primeira quarta-feira do mês recebe mais de 120.000 pessoas! Em 1994, o quadro do Perpétuo Socorro foi examinado com as técnicas mais modernas e restaurado pelos especialistas do museu do Vaticano. A devoção se espalha cada vez mais pelo mundo. Nós, Missionários Redentoristas, nos alegramos porque ao longo dos tempos temos sempre tido a possibilidade de fazê-la “conhecida e venerada” pelos lugares por onde andamos. Só temos a agradecer ao Papa Pio IX que nos confiou tão precioso dom e ao povo de Deus, por entender a mensagem daquela a quem pedimos que doentes e aflitos, socorra-nos sempre! Amém!

Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

26 de junho de 2015

URB Reunida em Portugal



A União dos Redentoristas do Brasil (URB), formada pelos provinciais e vice-provinciais brasileiros, reuniu-se com o Conselho da Província de Lisboa na última quinta-feira, 25 de junho, na casa provincial em Lisboa (Portugal).  Está sendo avaliada a possibilidade da URB fazer uma parceria e colaborar com  esta Província nas atividades  missionárias.
 
“Agora está sendo o momento de conhecer a realidade da Província de Lisboa e a realidade pastoral. Fomos muito bem acolhidos pelo padre Antônio Marinho, provincial, e demais confrades”, disse o Superior da Província do Rio, padre Américo de Oliveira, C.Ss.R.
 
Os provinciais seguem para a Itália, onde participarão do Encontro dos Novos Superiores – quatriênio 2015 - 2018, de 29 de junho a 5 de julho.

Fonte: site da Província do Rio

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1823 -  26/06/2015 

7577. Evangelho de 6ª feira (26-06-2015) - Gn 17, 1.9-10.15-22; Sl 127; Mt 8, 1-4 - Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”. 

Recadinho: - Já tivemos oportunidade de dar testemunho de algo de bom e especial que Deus realizou em nossa vida? - Consigo passar uma mensagem edificante a outras pessoas? - Em que ambientes tenho possibilidade de dar testemunho de minha Fé? - De que tipo é meu testemunho? Fatos concretos? - Quais são os ambientes mais importantes onde devo dar testemunho de minha vida cristã? Cite três. 

7578. Maria cuida deste mundo ferido com carinho! - “Maria, a mãe que cuidou de Jesus, agora cuida com carinho e preocupação materna deste mundo ferido. Assim como chorou com o coração trespassado a morte de Jesus, assim também agora Se compadece do sofrimento dos pobres crucificados e das criaturas deste mundo exterminadas pelo poder humano. Ela vive, com Jesus, completamente transfigurada, e todas as criaturas cantam a sua beleza. É a Mulher “vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça” (Ap 12, 1). Elevada ao céu, é Mãe e Rainha de toda a criação. No seu corpo glorificado, juntamente com Cristo ressuscitado, parte da criação alcançou toda a plenitude da sua beleza. Maria não só conserva no seu coração toda a vida de Jesus, que “guardava” cuidadosamente (cf Lc 2, 51), mas agora compreende também o sentido de todas as coisas. Por isso, podemos pedir-Lhe que nos ajude a contemplar este mundo com um olhar mais sapiente”. (Papa Francisco, encíclica “Louvado sejas”, de 24 de Maio/2015) 

7579. Revista de Aparecida - Junho/2015 - Com 58 páginas, edição de 866.000 exemplares, trouxe uma página de encarte, carta do cardeal arcebispo, falando sobre a festa de “Corpus Christi - O Deus conosco”. Nas páginas internas o tema é alargado em vários outros breves textos que são: “Eu sou o pão vivo descido do céu”; “Ele está no meio de nós”; “Nosso coração está em Deus?”; “Rendamos graças ao Senhor, nosso Deus”; “É nosso dever e nossa salvação”; “Creio na Ressurreição da Carne”. Seguem: “Maria nossa mãe”; “Crise, meio ambiente e utopia: é preciso buscar o impossível”; “Arrepender e perdoar-se”; “A Penitência em 12 atos (8º ato)”; “Os primeiros devotos de Nossa Senhora Aparecida”. A matéria “Sinal da bondade de Deus” traz uma entrevista com o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em “Corações ao alto”, somos convidados a colaborar na construção de pontes entre nós; em “A festa é para todos...”, ouvimos falar sobre a 6ª Romaria da Campanha dos Devotos”, que ocorrerá no dia 04 de julho de 2015. Há ainda “Espaço Vocacional”, espaço do leitor, testemunhos de devotos, “Vida Santa”, sobre o P. Vítor Coelho de Almeida, terço dos homens, álbum de família, casais em destaque, representantes e Campanha dos Devotos, histórias de fé, fato missionário pitoresco, receita culinária, devotos falecidos, encerrando com reflexão diária do Evangelho do mês. 

7580. Revista Devotos Mirins - Junho/2015 - Com 30 páginas em formato gibi e edição de 105.000 exemplares, é também da Campanha dos Devotos, do Santuário Nacional. Para o público infantil, trouxe como título de capa “O Arraiá da Turma”. Uma história em quadrinhos de 7 páginas fala de festa junina. Duas páginas em quadrinhos apresentam uma catequese sobre a Solenidade de Corpus Christi. Outras duas páginas sobre o Santuário Nacional têm como título “Conhecendo a casa da Mãezinha”. Uma história em quadrinhos intitulada “Rosa ou verde-limão?” trata de chá de bonecas entre crianças. Duas últimas páginas em desenhos convida a rezar. Uma matéria intitulada “Se liga!” dá dicas sobre como economizar água no banho, ao escovar os dentes e sobre o melhor uso da torneira! Há ainda testes, passatempos, correio do Tijolinho, espaço para desenhar, cartinhas, testes e fotos de crianças.

Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

25 de junho de 2015

Oferta de todos dias




Ó Jesus, pelas mãos de Maria, Tua e minha mãe,

Te ofereço a minha mente, para Teus pensamentos.

Te ofereço a minha vontade para os teus desejos,

Te ofereço os meus sentidos para Tuas obras.

Fazei que vivendo de Ti, trabalhando por Ti,

eu me transforme em Ti.

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1822  -  25/06/2015

7573. Evangelho de 5ª feira (25-06-2015) - Gn 6b-12.15-16 (longa: Gn 16, 1-12.15-16); Sl 105; Mt 7, 2129 - Jesus disse aos seus discípulos: “Nem todo aquele que me diz: “Senhor, Senhor”, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos vão me dizer: “Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.
 
Recadinho: - Construo a casa de meu coração sobre a rocha da Fé? - O que faço para que seus alicerces sejam preservados? - Surgem muitos ventos fortes querendo derrubar minha casa? - Meu testemunho de vida ajuda meu próximo a edificar sua casa sobre a rocha? - Com que frequência leio a Bíblia para buscar forças para a caminhada?
 
7574. A nova encíclica “Seja louvado” (“Laudato Si”) do Papa Francisco - O texto da nova encíclica do Papa Francisco (publicada em 18/junho/2015) trata da ecologia humana e o clima está no centro de suas preocupações. Na publicação, são apontadas a problemática e desafios de preservação e prevenção, como também aspectos da proteção à criação e questões como a fome no mundo, pobreza, globalização e escassez. Este é o primeiro documento escrito integralmente por Francisco, que buscou inspiração nas meditações de São Francisco de Assis, patrono dos animais e do meio ambiente. O título, inclusive, é inspirado na invocação “Louvado sejas, meu Senhor”, que no Cântico das Criaturas recorda que a Terra pode ser comparada com uma irmã e uma mãe.
 
7575. Encíclica do Papa convida-nos a ouvir os “gemidos da criação” - Ao longo do texto, o Papa convida-nos a ouvir os "gemidos da criação", exortando todos a uma “conversão ecológica”, a “mudar de rumo”, assumindo a responsabilidade de um compromisso para o “cuidado da casa comum”. Nessa parte da encíclica, o Papa enfoca a espiritualidade e a mística, iluminadas pela Palavra de Deus. Embora apresente o tema de modo cientificamente especializado, ele deu o destaque necessário, indispensável, da “luz da fé”. O Papa foi realista, tomou iniciativas, foi em busca de um tema grave e urgente. Torce por uma visão nova do mundo, dá sua preciosa contribuição que nos ajudará a crescer, é corajoso em sua publicação, pois ela não fica apenas em uma crítica, mas aponta caminhos na esperança de poder mudar a situação do mundo e propõe uma mudança de mentalidade. O resto depende da consciência de cada um de nós! No modo de dizer popular, espera que cada um de nós “vista a camisa”, cumpra seu papel específico para o mundo de hoje.
 
7576. A criação encontra a sua maior elevação na Eucaristia - “Os sacramentos constituem um modo privilegiado em que a natureza é assumida por Deus e transformada em mediação da vida sobrenatural. Através do culto, somos convidados a abraçar o mundo num plano diferente. A água, o azeite, o fogo e as cores são assumidas com toda a sua força simbólica e incorporam-se no louvor. A mão que abençoa é instrumento do amor de Deus e reflexo da proximidade de Cristo, que veio para Se fazer nosso companheiro no caminho da vida. A água derramada sobre o corpo da criança batizada é sinal de vida nova. Não fugimos do mundo, nem negamos a natureza, quando queremos encontrar-nos com Deus. A criação encontra a sua maior elevação na Eucaristia. A graça, que tende a manifestar-se de modo sensível, atinge uma expressão maravilhosa quando o próprio Deus, feito homem, chega ao ponto de fazer-Se comer pela sua criatura”. (Papa Francisco, 18/junho/2015, em sua encíclica “Seja louvado” (“Laudato Si”), tratando da criação”)
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Aniversariantes do dia

 
 
JOÃO APARECIDO DOS SANTOS
 
 
PADRE CARLOS ARTUR ANNUNCIAÇÃO
Festejando 38 anos de Sacerdócio

24 de junho de 2015

Nascimento de São João Batista


São João Batista, voz que clama no deserto:
"Endireitai os caminhos do Senhor...
Fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis 
E e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias!"

23 de junho de 2015

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1820 -  23/06/2015 

7566. Evangelho de 3ª feira (23-06-2015) - Gn 13, 2.5-18; Sl 14; Mt 7, 6.12-14 - Jesus disse aos seus discípulos: “Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!” 

Recadinho: - Quero que me tratem bem? E eu, como trato os outros? - Quero receber elogios, ser reconhecido pelo que faço? E eu, elogio a quem merece ser elogiado(a)? - Quero que os outros colaborem comigo, sejam generosos? E eu, colaboro? Sou generoso? - Compreendo o sentido da vida? - Agradeçamos a Deus, bondade infinita! 

7567. Dez coisas sobre o Papa Francisco contadas por ele mesmo - Numa entrevista ao jornal argentino “La Voz del Pueblo”, por ocasião do aniversário do primeiro governo nacional argentino celebrado anualmente no dia 25 de maio, o Papa conta uma série de coisas de sua vida que eram pouco ou nada conhecidas. Ele se revela em dez pontos: 
1. Não vê televisão: “Não assisto televisão desde 1990 (demorou um pouco em responder). Foi uma promessa que fiz à Nossa Senhora do Carmo, na noite do dia 15 de julho de 1990”. 
2. Somente lê um jornal: “Eu leio somente um jornal: “La Repubblica”, que é um jornal para classe média. Normalmente leio de manhã e minha leitura não dura mais de 10 minutos”. 
3. Não navega na Internet: "Nada!" Respondeu desta maneira quando lhe perguntaram se navegava na Internet. 
4.- Nunca viu o Messi jogar: Nunca viu o famoso “craque” do Barcelona Lionel Messi jogar. Quando perguntaram se como Papa se considera um Messi (atacante) ou um Mascherano (defesa da seleção argentina), o Papa Francisco revelou que não assiste futebol e somente conhece o jogador Messi porque o visitou no Vaticano. "Messi veio duas vezes aqui e nada mais, não assisti um jogo seu”. 
5. Acompanha o time “São Lorenzo” através de um guarda suíço: Nunca deixou de ser torcedor do São Lorenzo, time argentino atual campeão da Taça Libertadores, mas não assiste aos jogos do seu time porque não vê televisão. Entretanto se mantém informado sobre o campeonato argentino através de um guarda suíço que a cada semana lhe entrega os resultados e como vai o seu time na tabela. 
6. Dorme 6 horas por noite e lê antes de dormir: “Tenho um sono tão profundo que deito na cama e durmo em seguida. Durmo seis horas. Normalmente às nove da noite estou na cama e leio aproximadamente até às dez, quando começo a lacrimejar. Apago a luz e então durmo até às quatro da manhã e me levanto sozinho, com meu “relógio biológico”. Atualmente o Papa lê um livro sobre “S. Silvano do Monte Athos, grande mestre espiritual". 
7. Descansa de tarde: Dormir seis horas não é suficiente. “Durante o dia necessito o “cochilo da tarde”. Tenho que descansar de 40 minutos a uma hora. Aproveito para tirar os sapatos e deitar na minha cama. E também durmo profundamente e acordo sozinho. Quando não durmo de tarde sinto falta”. 
8. Não chora em público: “Não choro em público. Duas vezes estive no limite, mas me bloqueei no exato momento. Estava muito comovido. Algumas lágrimas escaparam, mas fiz como se nada tivesse acontecido e depois de um momento enxuguei o rosto. Da outra vez não me recordo. Lembro que uma foi na perseguição aos cristãos no Iraque. Estava falando disso e me comovi profundamente quando pensei nas crianças”. 
9. Precisa estar em contato com as pessoas: “Não posso viver sem pessoas do meu lado. Não sirvo para ser monge. Por isso fiquei morando aqui nesta casa (na Casa de Santa Marta). Esta é uma casa de hóspedes. Há 210 quartos, moram 40 pessoas aqui e todas trabalham na Santa Sé; os outros são hóspedes, bispos, padres, leigos, que passam por aqui e ficam hospedados nesta residência. E isso me faz muito bem. Vir aqui, comer na sala de refeições, onde estão todas as pessoas, celebrar missa onde quatro vezes por semana vem gente de fora, de diversas paróquias… Eu gosto muito disso. Eu sou sacerdote para estar com as pessoas. Agradeço a Deus por continuar sendo assim”. 
10. Considera-se cidadão "de alma": O Papa assegura: "Sempre gostei de estar na rua. Quando era Cardeal eu adorava caminhar pela rua, pegar ônibus, metrô. Eu adoro a cidade, sou cidadão de alma” e explica que "não poderia viver na roça”. Talvez seja por isso que ainda tem saudades de sair caminhando pelas ruas sem se preocupar. "Eu sinto saudades de caminhar pelas ruas com tranquilidade. Ou inclusive ir a uma pizzaria comer uma boa pizza”.

Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Aniversariantes do dia


 

 

 
 
BRUNO DE MELO SANTOS

22 de junho de 2015

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1819 -  22/06/2015
7562. Evangelho de 2ª feira (22-06-2015) - Ss. Paulino de Nola, João Fisher e Tomás Moro - Gn 12, 1-9; Sl 32; Mt 7, 1-5 - Jesus disse aos seus discípulos: “Não julgueis, e não sereis julgados. Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes. Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Ou, como podes dizer a teu irmão: “Deixa-me tirar o cisco do teu olho”, quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.
 
Recadinho: - Consigo ver minhas falhas, meus defeitos? - Será que sou tão desligado que nem noto quando minha presença não causa alegria a ninguém? - Quem sou eu para querer julgar meu próximo? - Se quero julgar os outros, uso das mesmas medidas que julgo a mim mesmo? - Sou coerente? Louvemos ao Senhor!
 
7563. Os escoteiros e a religião - “Em 1926 perguntaram ao fundador dos escoteiros, Lord Baden Powell: "O que tem a ver a religião com os escoteiros?” E ele respondeu que “a religião não tem necessidade de “entrar”, porque já está dentro! Não existe um lado religioso do Movimento escoteiro... A totalidade dele está baseado na religião, ou seja, na tomada de consciência de Deus e do seu Serviço. “Associações como Associação dos Guias e dos Escoteiros Católicos Italianos são uma riqueza da Igreja que o Espírito Santo desperta para evangelizar todos os ambientes e setores e ela pode trazer à Igreja um novo fervor evangelizador e uma nova capacidade de diálogo com a sociedade. Onde, na sociedade, existe o hábito de construir muros, os escoteiros responderão, criando “pontes” através do diálogo”. (Papa Francisco, 13/junho/2015, dirigindo-se a 80 mil representantes da Associação dos Guias e dos Escoteiros Católicos Italianos)
 
7564. Sacerdote assassinado por delinquentes na Nigéria - No dia 1º de junho de 2015, o sacerdote católico Goodwill Onyeka foi assassinado por desconhecidos, quando estava junto com seu irmão mais novo, durante uma tentativa de roubo em uma viagem pela estrada Owo-Oba-Akoko na Nigéria. Eles viajavam para a cidade de Lago. Os delinquentes pararam o veículo. O motorista tentou escapar, mas os bandidos atiraram no depósito de gasolina causando a explosão do carro. O sacerdote e seu irmão ficaram presos dentro do veículo e faleceram na explosão. O motorista ficou levemente ferido e teve algumas queimaduras. O sacerdote Goodwill Onyeka foi uma nova vítima da insegurança que existe na Nigéria, que também é atingida pela violência do grupo islamista Boko Haram, que já assassinou milhares de pessoas, especialmente cristãos, com o objetivo de estabelecer um califado e obrigar a submissão à lei islâmica. No mês de maio também foi registrado o sequestro do sacerdote Innocent Umor, que foi raptado na sua paróquia em Ikanepo e liberado dois dias após o sequestro. A África ainda é o continente mais violento para os religiosos com 3 assassinatos neste ano de 2015. Em 25 de fevereiro foi morto na República Democrática do Congo o Padre Jean-Paul Kakule; A religiosa austríaca, Irmã Gertrud Tiefenbacher foi morta na África do Sul em abril/2015 e no dia 31 de maio de 2015 o Padre Onyeka na Nigéria. Após a África, vem a Europa e a América. Durante este ano de 2015, o Padre Adolfo Enríquez foi assassinado na Espanha em 10 de março e o Padre Lanfranco Rossi no dia 12 de abril. No continente sul americano foram assassinados os sacerdotes Fernando Meza Luna, em 21 março, na Colômbia, e o Padre Francisco Javier Gutiérrez, no México, no dia 6 abril. Na Síria foi assassinado o líder cristão agente da Cáritas, Safouh Al-Mosleh.
 
7565. Deus tem compaixão de nós - “A mão de Deus guia e protege seu povo. O Senhor ouve o clamor do povo eleito e o salva. Esta é a força de Deus. Mas, qual é a força do homem? É a mesma da viúva, que bate à porta do coração de Deus. É bater, pedir, reclamar pelos problemas, pelas tantas dores, pelos pecados. A força do homem consiste na oração humilde. E Deus tem compaixão do ser humano e atende às suas orações. Nossa força é a oração e também a oração do humilde é a fraqueza de Deus. O Senhor é fraco somente nisso: na oração do seu povo”. (Papa Francisco, 16/novembro/2013)
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Aniversariantes do dia

 
 
 
FRANCISCO JOSÉ MINEIRO
 
MÁRIO RIBEIRO DUARTE
 
PADRE MÁRCIO FABRI DOS ANJOS
 
 

21 de junho de 2015

Vivências -De perto @ De longe

Nº 1818   -  21/06/2015

7558. Evangelho de domingo 12º - tc- (21-06-2015)
- Jó 38, 1.8-11; Sl 106; 2Cor 5, 14-17; Mc 4, 35-41 (Tempestade no lago) - Ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”
 
Recadinho: - Será que de vez em quando nós não criamos tempestades em nossa vida? - Pode acontecer de as criarmos também na vida de outras pessoas? - Temos forças para enfrentar as tempestades que Deus nos manda? - Estamos sempre dispostos a socorrer os que sofrem tempestades externas e internas? - E quando alguém provoca alguma tempestade que nos atinge, como reagimos?
 
7559. Sociedade e Migração foi o tema da 30ª Semana do Migrante - De 14 a 21 de junho de 2015, o Serviço Pastoral do Migrante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promoveu a 30ª Semana do Migrante com o tema “Sociedade e Migração” e o lema “Não ao preconceito, por direitos e participação” propondo o aprofundamento da reflexão contida na Campanha da Fraternidade 2015, a partir da realidade dos migrantes presentes no Brasil. O serviço ofereceu um rico trabalho para ajudar nossas comunidades a refletir, aprofundar e celebrar a realidade da migração, possibilitando-nos compreender melhor e contextualizar a missão de Jesus e dos seus seguidores no mundo: “Eu vim para servir”, explicou o Bispo de Pesqueira (PE), o Redentorista Dom José Luiz Ferreira Sales, referencial do setor da Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência dos Bispos.
 
7560. O que fizeram ou fazem os que sequestraram os dois bispos de Aleppo em abril de 2013? - Uma oração pela paz na Síria, pela libertação dos dois bispos de Aleppo sequestrados em abril de 2013 (mar Gregorios Yohanna Ibrahim, siro-ortodoxo, e Boulos Yazigi, greco-ortodoxo) e para pedir ao Senhor que "as Igrejas de Antioquia vivam juntas um testemunho comum de Cristo nesta região": com esta finalidade, os patriarcas de Antioquia, a convite do patriarca Ignatius Aphrem II, participaram, no dia 13 de junho de 2015, de um encontro ecumênico realizado no encerramento do sínodo da Igreja Ortodoxa Síria em Maarrat Saidnaya, a 30 quilômetros de Damasco. Aceitaram o convite outros três patriarcas com o título de Antioquia: o greco-ortodoxo Yohanna X, o greco-católico Gregório III e o siro-católico Ignatius Youssef III. Todos foram recebidos na catedral siro-ortodoxa dedicada aos santos Pedro e Paulo e, após a oração ecumênica, participaram de uma reunião para discutir as situações de emergência vividas pelas comunidades cristãs do Oriente Médio. Na noite do mesmo dia, junto com bispos e representantes de outras Igrejas, eles participaram de uma rememoração conjunta do "genocídio assírio", cem anos após os massacres sistemáticos cometidos na Anatólia contra os cristãos sírios, assírios e caldeus por instigação do governo dos Jovens Turcos. O evento ecumênico foi realizado juntamente com a inauguração de um monumento próximo ao mosteiro siro-ortodoxo de Santo Efrém, também em Maarrat Saidnaya.
 
7561. Congresso Nacional das Novas Comunidades Católicas - De 24 a 26 de julho de 2015, na sede da Comunidade Católica Mar a Dentro, em São José do Rio Preto (SP), será realizado o 13º Congresso Nacional das Novas Comunidades, com o tema “Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus”. Aberto a todos os interessados, será um período de formação, espiritualidade e partilha. Contará com a presença do Cardeal Dom Orani João Tempesta, de Dom Alberto Taveira, do psicanalista francês Mons. Tony Anatrella, de Mons. Jonas Abib além de outros pregadores nacionais e internacionais. A Comunidade Mar a Dentro foi fundada em 1990, por Antônio Dilben Rabelo Fleming, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), reunindo um grupo de jovens e adultos, militares e civis, composta por celibatários, homens e mulheres, a serviço da Igreja de Cristo.
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Aniversariantes do dia

 
 
 
BENEDITO DONIZETE DE ALMEIDA
 
CELSO RICARDO DE ALMEIDA
 
JOÃO BATISTA DE CASTRO NOGUEIRA
 
JOÃO BATISTA MIGUEL SANTANA
 
LOURDES APARECIDA S. BISCARO
 
LUIS PAULINO FIGUEIROA GUERREIRO
 
PADRE REINALDO NORBERTO DAS GRAÇAS TRISTÃO  (Pe. Bigão)
 
 

20 de junho de 2015

Oferta de todos dias




Ó Jesus, pelas mãos de Maria, Tua e minha mãe,

Te ofereço a minha mente, para Teus pensamentos.

Te ofereço a minha vontade para os teus desejos,

Te ofereço os meus sentidos para Tuas obras.

Fazei que vivendo de Ti, trabalhando por Ti,

eu me transforme em Ti.

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1817  -  20/06/2015

7555. Evangelho de sábado (20-06-2015) - 2Cor 12, 1-10; Sl 33; Mt 6, 24-34 - Jesus disse aos seus discípulos: “Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros?  Quem de nós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Eu, porém, vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”.
 
Recadinho: - Procuro em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça? - Ou sou daqueles que ficam só se preocupando com os acréscimos, desprezando o Reino de Deus? - Será que as preocupações do dia a dia não estão sufocando o crescimento do Reino de Deus em nosso coração? - Que lição nos dá a Bíblia quando nos adverte que há tempo para tudo? - Posso dizer com segurança que toda a minha vida é centrada na vivência da Eucaristia?
 
7556. Inaugurada mais uma igreja em Abu Dhabi - No dia 11 de junho de 2015, no Sul da Arábia, foi inaugurada uma nova igreja para os mais de 900 mil católicos que estão trabalhando nos Emirados Árabes Unidos. É uma construção linda, moderna e funcional, dedicada ao Apóstolo Paulo, em Musafaah,  no Emirado de Abu Dhabi. A nova igreja, construída sobre um terreno de 4.560 metros quadrados, localizada na área industrial, com diversos alojamentos de trabalhadores ao redor, tem capacidade para acolher 1.200 pessoas sentadas. Além da igreja, o complexo abriga a residência dos padres, salão multiuso, acomodações para funcionários, escritórios e salas de reuniões. Esta é a segunda igreja no Emirado de Abu Dhabi, onde está a Catedral do Vicariato dedicada a São José. “A nova igreja em Musafaah é uma bênção para muitos católicos que devem viajar semanalmente longas distâncias para ir à Catedral no bairro de Al Mushrif”, disse o bispo Paul Hinder. O Vigário Apostólico ressaltou que a nova igreja “é um exemplo luminoso da generosidade dos governantes dos Emirados Árabes Unidos. Nós agradecemos os governantes por oferecer um ambiente atraente onde os cristãos se sentem acolhidos e capazes de viver sua identidade e praticar sua fé”. Ressaltou ainda que “a missão da Igreja é fazer todo o possível para encorajar as pessoas na prática do bem a partir da riqueza da fé cristã para fortalecer a verdade e os valores morais colaborando para o bem do país”. A previsão é que a nova  igreja dedicada a São Paulo possa servir de 60 a 70 mil pessoas com celebrações litúrgicas em inglês, árabe, malayalam, tagalog, tamil e konkani. Ela está à disposição das comunidades de expatriados cristãos provenientes do todos os países do planeta. É um lugar de confraternização e convívio fraterno, respeitando as diferenças culturais e religiosas.
 
7557. A natureza da fé - “A fé é a pedra fundamental da experiência cristã, porque motiva as escolhas e os atos da nossa vida cotidiana. Ela é a veia inesgotável de todo o nosso atuar, em família, no trabalho, na paróquia, com os amigos, nos vários ambientes sociais e se manifesta especialmente nos momentos de dificuldade e de prova, quando o cristão deixa que Deus lhe pegue pela mão, e se aproxima Dele, com a segurança de confiar-se a um amor forte como rocha indestrutível”. (Papa Francisco, 25/novembro/2013)
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

19 de junho de 2015

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1816 -  19/06/2015

7551. Evangelho de 6ª feira (19-06-2015) - S. Romualdo
- 2Cor 11, 18.21b-30; Sl 33; Mt 6, 19-23 - Jesus disse a seus discípulos: “Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.
 
Recadinho: - Consigo achar tempo para lançar um olhar de bondade para com os pobres, os que vivem na miséria? - Acumulando bens deste mundo não estou correndo o risco de me transformar em egoísta demais? - Acumular muitos bens... nos faz acumular muito egoísmo no coração! - Não é melhor acumular tesouros de amor, de alegria, de bondade, de vida em Cristo? - Um amigo certa vez me disse: Aquilo que passa um ano todo e a gente não usou uma única vez, pode descartar que já é tesouro inútil que você está acumulando!
 
7552. Imagem de Nossa Senhora foi inaugurada em Maaloula, na Síria - No início de junho de 2015, uma nova imagem de Nossa Senhora foi inaugurada na montanha que domina a paisagem na antiga cidade cristã síria de Maaloula, substituindo a destruída por rebeldes anti-Assad em 2013. A instalação da imagem foi festejada por diversas famílias cristãs presentes, além de líderes religiosos. A cidade, a 55 km ao norte de Damasco, tem cerca de 4 mil habitantes, a maioria cristãos, e acolhe mosteiros e igrejas que remontam aos primeiros séculos do cristianismo. É uma das poucas cidades onde ainda se fala o aramaico, a língua usada nos tempos de Jesus. No final de 2013, os jihadistas da Frente al-Nousra ocuparam a cidade destruindo igrejas, ícones e matando alguns cristãos. Os rebeldes também sequestraram algumas religiosas e jovens que viviam em um mosteiro local, liberadas após alguns meses, em troca de dezenas de prisioneiros das prisões sírias. Em abril de 2014, o exército sírio reconquistou a cidade. Nos combates foram destruídos alguns tesouros arqueológicos, como o Convento de Mar Sarkis, que abriga as igrejas de São Sérgio e Bacco. A nova imagem da Virgem Maria no alto quer ser um sinal da retomada da vida em Maaloula. 30% dos cristãos da síria fugiram do país ou são refugiados internos. Os cristãos da Síria representam cerca de 10% da população, estimada em 22 milhões de habitantes. Por causa da guerra, que dura mais de quatro anos, pelo menos 30% deles buscaram refúgio nos países limítrofes, como Líbano, Jordânia e Turquia, ou são refugiados internos.
 
7553. Incêndio provoca danos em igreja do século XIX na França - No dia 15 de junho de 2015, um incêndio destruiu o telhado de uma basílica do século 19 na cidade francesa de Nantes, no noroeste do país. Os danos foram apenas materiais. Fontes locais revelaram que as obras de arte valiosas puderam ser retiradas da igreja, sem danos. Os bombeiros informaram que o fogo teve origem nos trabalhos de reforma e impermeabilização que estavam sendo feitos no teto da Basílica Saint-Donatien e SaintRogatien. Mais de 60 bombeiros participaram do combate às chamas, que teve início depois da missa da manhã e durou cerca de uma hora. A basílica foi construída entre 1872 e 1889. Em 1972, um incêndio semelhante atingiu a outra basílica da cidade, de S. Pedro e S. Paulo, quando era restaurada.
 
7554. Faleceu co-fundador dos Focolares, Pasquale Foresi - O co-fundador do Movimento dos Focolares, Pasquale Foresi, faleceu no dia 14 de junho de 2015. “Primeiro sacerdote focolarino”, Foresi nasceu em Livorno (Itália), em 5 de julho de 1929, e foi eleito em 1946 na Assembleia Constituinte do Movimento dos Focolares. Foresi foi co-fundador do movimento, junto com Chiara Lubich (Trento, 1926 - Roma, 2008). O Movimento se define como “uma associação privada e universal”, baseada na “espiritualidade e na unidade”, e é formado por pessoas de diversas religiões, culturas e categorias sociais. Suas origens remontam a 1943, quando sua fundadora  teve uma “experiência mística” durante a II Guerra Mundial, constituindo posteriormente o primeiro “focolare” para ajudar quem sofria com as consequências da guerra. Hoje o Movimento dos Focolares está presente em 194 países e tem 1,5 milhões de simpatizantes.
 
Pe. Geraldo Rodrigues,

Aniversariantes do dia

 
 
 
DIÁCONO ARI CESTARIOLI
 
CIRO GARCIA
 
PADRE DIONÍSIO DE FOLTRAN ZAMUNER
Festejando 38 anos de Sacerdócio
 


18 de junho de 2015

Vivências - De Perto @ De Longe

Nº 1815 -  18/06/2015 

7547. Evangelho de 5ª feira (18-06-2015) - 2Cor 11, 1-11; Sl 110; Mt 6, 7-15 - Jesus disse aos seus discípulos: “Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”. 

Recadinho: - Perdoamos para sermos perdoados? - Não é uma troca muito boa? - Como deve ser nossa oração? - Minha oração é um verdadeiro diálogo de amor que estabeleço com Deus? - A oração do Pai Nosso é sempre a mesma. Será que consigo, porém, rezá-lo cada vez melhor? 

7548. Imagem Peregrina foi um marco na História de Minas Gerais - No dia 31 de maio de 2015, a partir das 17hs, aproximadamente 60.000 pessoas acolheram, no Estádio “Mineirão” de Belo Horizonte (MG), a Imagem peregrina de N. Sra. Aparecida, que percorre o Brasil, no contexto da celebração dos 300 anos da pesca da Imagem da Padroeira do Brasil nas águas do rio Paraíba do Sul, no Estado de São Paulo. A Imagem, introduzida no Estádio pelo missionário redentorista P. Geraldo Rodrigues (fundador e redator do site www.aparecidadasaguas.com e do boletim diário “Vivências”), foi acolhida pelos presentes no Estádio e por uma infinidade de participantes que puderam acompanhar as homenagens à Padroeira do Brasil pelos mais diversos meios de comunicação, com transmissões geradas pela TV Aparecida. As homenagens tiveram a duração de quase 3 horas. 

7549. Minas Gerais, terra abençoada! - A Visita da Imagem Peregrina às Unidades da Federação faz parte de um amplo programa que terá seu ponto alto em 2017, quando o Brasil católico estará comemorando solenemente os 300 anos de “Bênçãos e Graças”, os 300 anos do encontro, da pesca, da Imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba do Sul, à qual o povo deu o singelo título de “Nossa Senhora Aparecida”. É a nossa “Aparecida das Águas!” Em sua mensagem no estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG), em nome do Santuário Nacional de Aparecida, P. Geraldo Rodrigues assim se expressou a repórteres: “Saudamos a todos os que aqui vivem, que aqui viveram. Os nascidos nesta terra abençoada por Deus e os que a adotaram como sua! Muitos vieram de longe e souberam escolher as belas Minas Gerais para aqui fixarem residência! Terra abençoada! Com tantos privilégios! E seu próprio nome o indica! É a 4ª Unidade da Federação com maior área territorial. Estado tão procurado que está em 2º lugar em número de habitantes (20 milhões); Estado com o maior número de municípios (853). Possui alguns dos picos mais altos do Brasil; abriga a nascente de alguns dos principais rios do país; possui o 3º maior produto interno bruto”. P. Geraldo continuou ressaltando: “Minas Gerais, Estado que nos produz tanto alimento! Dotado de uma culinária típica de interior, tão apreciada! Um povo privilegiado! Privilegiado em especial por suas belezas e imponentes manifestações religiosas tradicionais! Parabéns, terra abençoada! E mais abençoada ainda será, tendo uma porção simbólica de sua terra compondo a coroa comemorativa dos 300 anos da pesca da Imagem da Padroeira do Brasil. Na coroa jubilar a ser confeccionada para 2017, o Brasil inteiro, suas 27 unidades federativas, estarão representadas!” 

7550. Em 2017 também Minas Gerais terá seu jubileu - Minas Gerais tem ainda outro grande privilégio: Em 2017 estará comemorando os 250 anos de sua padroeira especial e particular que, do alto da Serra da Piedade, numa arquitetura magnificamente divina, protege o seu povo, acompanha sua vida de lágrimas mas também de muita esperança! Serão celebrados os 250 anos durante os quais o povo de Minas tem venerado a mesma Mãe de Deus e nossa, em Minas como a “Nossa Senhora da Piedade”. São 250 anos que, a partir da Serra da Piedade, e 300 anos que, do Santuário de Aparecida, nos dirigimos à Mãe de Deus e nossa, fazendo ecoar nossas vozes: “Dai-nos a bênção, Mãe querida! Amém!” Até 2017 a Imagem Peregrina terá possibilidade de percorrer o Brasil nos abençoando.

Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

17 de junho de 2015

HÉLIO MAGDALENA



 

 NOS DEIXOU E FOI PARA A CASA DO SENHOR

QUE ELE TENHA O DESCANSO MERECIDO JUNTO AO PAI E NOSSA SENHORA




09/12/1920 - 14/06/2015


vídeo: Tião Cortez