CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

31 de agosto de 2013

Nova Encíclica do Papa Francisco


Papa Francisco prepara nova encíclica sobre o tema da pobreza
Redação Portal A12

papa_franciscoBem-aventurados os pobres’ é o título da nova encíclica que o Papa Francisco está escrevendo. O documento refletirá o tema da pobreza.
De acordo com a Rádio Vaticano, o texto deverá interpretar a pobreza do ponto de vista evangélico e não no sentido ideológico ou político.
Outro texto que está sendo elaborado pelo Pontífice é a exortação apostólica sobre a nova evangelização que deverá ser publicada no dia 24 de novembro, data em que o Ano da Fé chega ao seu término. O documento destaca o conteúdo e o esboço da exortação pós-sinodal da Assembleia Geral dos Bispos sobre a nova evangelização, realizada em outubro do ano passado no Vaticano. Segundo o próprio Papa, o tema será abordado num contexto mais amplo, inspirando-se na ‘Evangelii nuntiandi’, exortação do Papa Paulo VI, de 1975.
O Papa está ocupando as férias de verão, que seriam realizadas em Castel Gandolfo, para se dedicar a essas e outras atividades no Vaticano.
A primeira encíclica do Papa Francisco, a ‘Lumen fidei’, escrita a quatro mãos com o Papa emérito Bento XVI, lançada há apenas dois meses, vendeu na Itália mais de 200 mil exemplares.

Oração de todos dias

Oração da manhã para todos os dias

Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.

Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.

Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém

Oferta de todos dias



Ó Jesus, pelas mãos de Maria, Tua e minha mãe,

Te ofereço a minha mente, para Teus pensamentos.

Te ofereço a minha vontade para os teus desejos,

Te ofereço os meus sentidos para Tuas obras.

Fazei que vivendo de Ti, trabalhando por Ti,

eu me transforme em Ti.

Ó Rei Divino que sofrendo e morrendo na cruz
salvastes o mundo! Amém.

O Evangelho do dia




Dia Litúrgico: Sábado XXI do Tempo Comum

Evangelho (Mt 25,14-30): «O Reino dos Céus é também como um homem que ia viajar para o estrangeiro. Chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens: a um, cinco talentos, a outro, dois e ao terceiro, um — a cada qual de acordo com sua capacidade. Em seguida viajou. O servo que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles e lucrou outros cinco. Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. Mas aquele que havia recebido um só, foi cavar um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 

»Depois de muito tempo, o senhor voltou e foi ajustar contas com os servos. Aquele que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei’. O senhor lhe disse: ‘Parabéns, servo bom e fiel! Como te mostraste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da alegria do teu senhor!’. Chegou também o que havia recebido dois talentos e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. O senhor lhe disse: ‘Parabéns, servo bom e fiel! Como te mostraste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da alegria do teu senhor!’. 

»Por fim, chegou aquele que havia recebido um só talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ajuntas onde não semeaste. Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. O senhor lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Sabias que eu colho onde não plantei e que ajunto onde não semeei. Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. Em seguida, o senhor ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai àquele que tem dez! Pois a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. E quanto a este servo inútil, lançai-o fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes!’».



Comentário: Rev. D. Albert SOLS i Lúcia (Barcelona, Espanha)

Um homem que ia viajar para o estrangeiro, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens


Hoje contemplamos a parábola dos talentos. Em Jesus apreciamos uma mudança do estilo na sua mensagem: o anúncio do Reino, já não se limita tanto em assinalar a sua proximidade, mas a descrever seu conteúdo através de narrações: é hora das parábolas! 

Um grande homem decide empreender uma longa viagem, e confia todo seu patrimônio a seus servos. Podia tê-lo distribuído em partes iguais, mas não o fez assim. Deu a cada um conforme a sua capacidade (cinco, dois e um talentos). Com aquele dinheiro, cada criado podia capitalizar o início de um bom negócio. Os dois primeiros se lançaram à administração de seus depósitos, mas o terceiro —por medo ou por preguiça— preferiu guardá-lo, eludindo todo investimento: se fechou na comodidade de sua própria pobreza.

O senhor regressou e... Exigiu a prestação de contas (cf. Mt 25,19). Premiou a valentia dos dois primeiros, que duplicaram o depósito confiado. O trato com o criado “prudente” foi muito diferente.

Dois mil anos depois, a mensagem da parábola continua tendo atualidade. As modernas democracias caminham para uma separação progressiva entre a Igreja e os Estados. Isto não é mau, pelo contrário. Não obstante, esta mentalidade global e progressiva esconde um efeito secundário, perigoso para os cristãos: ser a imagem viva daquele terceiro servo a quem o amo (figura bíblica de Deus Pai) repreendeu com grande severidade. Sem malícia, por mera comodidade ou medo, corremos o perigo de esconder e reduzir a nossa fé cristã ao meio familiar e amigos íntimos. O Evangelho não pode ficar numa leitura e estéril contemplação. Devemos administrar com valentia e risco a nossa vocação cristã no próprio ambiente social e profissional, proclamando a figura de Cristo com as palavras e o testemunho.

Santo Agostinho comenta: «Quem predica a palavra de Deus aos povos, não está tão longe da condição humana e da reflexão apoiada na fé, que não possa advertir os perigos. Porém, “consola saber que onde resida o perigo por causa do ministério, aí temos a ajuda de vossas orações».

Vivências - De perto @ De longe


Nº 1159 31/08/2013

4911. Evangelho de sábado (31-08-2013) - 1Ts 4, 9-11; Sl 97; Mt 25, 14-30 - Disse Jesus: “O Reino dos Céus é como um homem que, partindo para uma viagem, chamou seus empregados e lhes confiou seus bens. Deu a um deles cinco talentos; a outro dois; a outro, um; deu a cada um de acordo com sua capacidade; e partiu. Ora, aquele que havia recebido cinco talentos foi logo negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, aquele que havia recebido dois, ganhou outros dois. Mas aquele que havia recebido um talento só saiu, fez um buraco no chão e aí escondeu o dinheiro do patrão. Muito tempo depois voltou o patrão desses empregados e acertou as contas com eles. Aproximou-se aquele que tinha recebido cinco talentos e apresentou outros cinco, dizendo: “Senhor, entregaste-me cinco talentos, eis aqui outros cinco que ganhei”. Disse-lhe o patrão: “Muito bem, empregado bom e fiel. Foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem alegrar-te com teu patrão!” Apresentou-se depois aquele que tinha recebido dois talentos e disse: “Senhor, entregaste-me dois talentos, eis aqui outros dois que ganhei!” Disse-lhe o patrão: “Muito bem, empregado bom e fiel. Foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem alegrar-te com teu patrão!” Veio, por fim, aquele que tinha recebido um talento só e disse: “Senhor, eu sabia que és um homem severo, que colhes onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste. Fiquei com medo e escondi teu talento no chão; aqui está o que é teu!”
Respondeu-lhe seu patrão: “Empregado mau e preguiçoso, sabias que eu colho onde não semeei e ajunto onde não espalhei. Devias, então, ter colocado meu dinheiro no banco, para que assim, ao voltar, eu recebesse com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, seu talento e dai-o àquele que tem dez. Porque a quem tem, será dado mais, e ele terá em abundância. Mas, a quem não tem, será tirado até mesmo o que tem. Quanto a esse empregado inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Aí haverá de chorar, rangendo os dentes.

Recadinho: - O que você considera como seu maior talento?- Dedica-se a ele? - Coloca seus talentos a serviço do bem comum? - Você procura colher onde está semeando? - Não corre o risco de invejar talentos dos outros?

4912. A devoção do Papa a Nossa Senhora - Entre as inúmeras invocações pelas quais o Papa Francisco tem devoção, nenhuma supera o carinho que ele tem por Nossa Senhora considerada como a “Desatadora dos Nós!” “A Virgem “Desatadora dos Nós” é a Virgem que desata os problemas da vida, aquela que nos livra dos enganos com os quais o demônio nos ata”, comenta Dom Eduardo Garcia, Bispo Auxiliar de Buenos Aires (Argentina). O Papa Francisco descobriu essa invocação durante sua estada na Alemanha, na década de 80. Após conhecer o significado de Nossa Senhora “Desatadora dos Nós”, se entusiasmou de tal forma que resolveu divulgar esta devoção em seu país (Argentina), onde agora a imagem é venerada por milhares de fiéis. A devoção entre os fiéis argentinos cresceu tanto que a paróquia que ele presenteou com o primeiro quadro se transformou, naturalmente, em um Santuário, pela quantidade de pessoas que diariamente vão ali para recorrer à Mãe de Deus. Nossa Senhora “Desatadora dos Nós” é uma representação da Imaculada Conceição e sua festa é celebrada no dia 8 de dezembro. Sua imagem foi pintada por Johann Melchior Georg Schmittdner, no início do século XVIII.

4913. A chaga do tráfico de drogas - “Precisamos todos aprender a abraçar quem passa necessidade. A chaga do tráfico de drogas, que favorece a violência e que semeia a dor e a morte, exige da inteira sociedade um ato de coragem. Não é deixando livre o uso das drogas, como se discute em várias partes da América Latina, que se conseguirá reduzir a difusão e a influência da dependência química. A solução é enfrentar os problemas que estão na raiz do uso das drogas, promovendo uma maior justiça, educando os jovens para os valores que constroem a vida comum, acompanhando quem está em dificuldade e dando esperança no futuro. Só abraçar não é suficiente. Estendamos a mão a quem vive em dificuldade, a quem caiu na escuridão da dependência, talvez sem saber como, e digamos-lhe: Você pode se levantar, pode subir; é exigente, mas é possível se você o quiser!” (Papa Francisco, 25 de julho de 2013, ao visitar o hospital S. Francisco de Assis, no Rio de Janeiro (RJ), classificado por ele como o “Santuário do sofrimento humano”)


Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Reflexão do dia

A reflexão seguinte supõe que você
antes leu o texto evangélico indicado     

31 ─ Sábado ─ São Raimundo Nonato

Evangelho (Mt 25,14-30) “A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade.”

Somos criaturas de Deus, dele recebemos nossas capacidades, nossas oportunidades e também nossos encargos. Somos todos diferentes em quase tudo. Deus espera de nós que façamos o máximo ao nosso alcance, conforme nossas capacidades e oportunidades. Isso em todos os sentidos, seja na vida espiritual, seja na vida temporal. Para ele não importa o quanto, desde que seja tudo.

Oração
Senhor meu Deus, hoje quero agradecer a bondade que tivestes comigo, dando-me tantas oportunidades. Tudo que tenho e posso é dom vosso, e sempre muito acima do que merecia. Dai-me a ajuda necessária para eu fazer render ao máximo os talentos que me destes. Fazei-me esforçado e cuidadoso no agir, humilde e modesto no sucesso, perseverante depois do fracasso. Amém.

Pe. Flávio Cavalca de Castro, Redentorista

Aniversariantes do dia


GENILDO BATISTA DE OLIVEIRA
Turma de 1988 de Sacramento - MG

JOÃO BATISTA DE ANDRADE
Turma de 1975 de Campinas - SP 


LUIZ TIRAPELLI
Turma de 1957 de Campinas - SP
 

PADRE LUIZ RODRIGUES BATISTA
Superior Provincial 
Província de São Paulo
Festejando 50 anos de idade

PADRE JORGE PAULO DA SILVA SAMPAIO
Comunidade da Editora Santuário
Comemorando 42 anos de idade

PADRE DORIVALDO PIRES DE CAMARGO
Comunidade Pesquisas Religiosas
Festejando 33 anos de Sacerdócio

PADRE FERNANDO VELOSO DA SILVA
Comunidade do Santuário Nacional de Aparecida
Comemorando 11 anos de Ordenação Sacerdotal

PADRE RAIMUNDO ELSON RODRIGUES DE LIMA
Vice Província de Manaus
Festejando 33 anos de vida


30 de agosto de 2013

Romaria ao Santuário de Aparecida




No próximo domingo, dia 1º de setembro, a Arquidiocese de Campinas realizará uma Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, como parte da programação do Ano da Fé. Neste dia, Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano, presidirá a Missa, no Santuário, às 10h00.

Estão confirmadas a presença de mais de 17 mil romeiros, 350 ônibus e vários carros que seguirão para a cidade de Aparecida em vários horários, saindo das Paróquias das cidades que compõem a Arquidiocese de Campinas. Os Padres e Diáconos também estarão presentes em Aparecida.

Cada romeiro recebeu uma oração, que será feita momentos antes da partida dos ônibus, e uma bandana azul, que os identificará em Aparecida.
 


Setor Imprensa

Beato Eustáquio van Lieshout


  • BEATO NO BRASIL QUE CUROU O SERVO DE DEUS

    PADRE VITOR COELHO CSsR‏


Beato Eustáquio van Lieshout (Aarle-Rixtel, Laarbeek, 3 de novembro de 1890 — Belo Horizonte, 30 de agosto de 1943) foi um padre católico dos Países Baixos radicado no Brasil. Foi beatificado em 15 de junho de 2006 pelo papa Bento XVI.
Nascido Huub van Lieshout, ou "Humberto Van Lieshout", no seio de uma família de camponeses católicos na província Brabante do Norte, nos Países Baixos, desde jovem desejava ser missionário da Congregação dos Sagrados Corações. Seguindo o exemplo do padre Damião de Veuster, o apóstolo dos asilados leprosos da Ilha de Molokai, ingressou no seminário daquela ordem religiosa.
Por um tempo, ele foi pastor de Roelofarendsveen nos Países Baixos. Em reconhecimento ao seu trabalho de jovem padre, ainda na Europa, foi agraciado com a medalha da Ordem de Leopoldo Rei dos Belgas.

Padre Eustáquio chegou ao Brasil como missionário em 1925, respondendo a um chamado do bispado local. Lá, tornou-se vigário em Água Suja, hoje a cidade de Romaria (MG) no interior de Minas Gerais. Pelas suas bênções e orações, ele curava os doentes e ajudava as pessoas de todas as maneiras possíveis.
Em 1935, tornou-se vigário de Poá, em São Paulo. Milhares de pessoas visitavam-no diariamente, causando problemas pelo fato de o município não comportar tanta gente. Em conseqüência,teve de buscar refúgio temporário no interior.
Tendo sido transferido em 1942, tornou-se vigário de uma Paróquia em Belo Horizonte. Em 1943, foi picado por um carrapato, contraindo febre maculosa, doença então conhecida como "tifo exantemático", vindo a falecer em 30 de agosto de 1943.


A bênção para o Padre Vitor Coelho do Padre Eustáquio van Lieshout, proclamado beato em 15 de junho de 2006!
Padre Vitor Coelho de Almeida, missionário redentorista brasileiro, nascido em 1899, que se tornou conhecido dos ouvintes da Rádio Aparecida e, atualmente também ele com processo de beatificação e canonização em andamento, testemunhou ter sido curado por intercessão do Venerável Servo de Deus.
Em depoimento no Processo de Beatificação do Venerável Padre Eustáquio, feito a 2 de junho de 1964, ele contou que em maio de 1941, quando se encontrava tuberculoso, sem esperança de recuperação e em estado de grande aflição, e internado – como desenganado - no Sanatório da Divina Providência, em Campos do Jordão, encontrou-se com o Venerável, que dias antes havia sido removido da paróquia de Poá e se encontrava em missão de saúde e paz, visitando alguns doentes, em sanatórios daquela afamada estância terapêutica.
O Venerável o abençoou e, colocando o indicador de sua mão direita sobre o ponto exato da grave lesão pulmonar já comprovada, profetizou-lhe que recuperaria a saúde por intercessão de São José e se tornaria um homem robusto e operoso. Padre Vitor Coelho recuperou-se e serviu a Deus e seus irmãos como missionário por mais 46 anos, até 1987, quando faleceu em Aparecida-SP.

Antônio Ierárdi Neto

CRESCE O ANALFABETISMO RELIGIOSO


O autor da Bíblia? ''Moisés''.
E isso não acontece somente por lá!!!

Vera Schiavazzi
La Repubblica
27-08-2013


                                                                  Paolo Naso - cientista político e da religiões

Apenas em cada três italianos sabe dizer a quem são atribuídos os Evangelhos. Esse é um dos (muitos) dados que testemunham – na pesquisa da Eurisko GFK encomendada pela Igreja Valdense – a extraordinária ignorância dos italianos em matéria religiosa.

Embora 90% afirmem ter recebido uma educação "católica", e 50,9% declarem rezar "regularmente" (mesmo que apenas 11% frequentam a igreja e apenas 29% pegam a Bíblia nas mãos fora das celebrações litúrgicas). Metade dos entrevistados acreditam que quem escreveu o livro mais famoso do mundo foi Jesus (20%) ou Moisés (26%); 41% sabem citar apenas um dos dez mandamentos; 17% não lembram nem o fundamental "não matar".

Ideias mais do que nunca confusas também sobre as três virtudes teologais, viga central de todo ensinamento catequético: apenas 17,2% lembra "fé, esperança e caridade". Talvez por estarem conscientes do seu analfabetismo religioso, 56% dos italianos são a favor de aulas sobre as várias religiões e não apenas a católica. Ainda mais alto é o número daqueles que admitem que quem poderia ensinar religião são professores de várias religiões ou de nenhuma religião, contanto que estejam "preparados". Mas o fato é que hoje as informações sobre as "outras religiões" são adquiridas mais na paróquia (43%) do que na escola ou nas universidades (25%) e através dos meios de comunicação (29%).

Esse interesse é confirmado pelo fato de que 63% dos italianos se dizem a favor da abertura de mesquitas. Quanto à ética, os italianos confirmam escolhas autônomas e, às vezes, contrapostas às da cúpula eclesiástica: isso com relação ao reconhecimento dos casais gays (sim para 63%), com relação ao testamentos biológicoS (sim para 74,5%) e para a inseminação heteróloga (65%).

"Esses dados – comenta o cientista político Paolo Naso, que coordenou a apresentação no debate dessa segunda-feira – ressaltam como os jovens são muito mais "analfabetos" do que os seus pais, embora 87% dos entrevistados declaram ter se valido do ensino da religião católica na escola. E, com efeito, é acima de tudo a paróquia que é indicada como o lugar onde se podem obter informações sobre outras religiões".

Há muito a fazer, portanto, "tanto dentro das confissões individuais, quanto nas instituições, porque, como também mostrou a experiência francesa, a laicidade não pode ser a da ignorância, mas sim a da competência".

Tradução do italiano por Moisés Sbardelotto.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos - Notícias - Quarta-feira, 28 de agosto de 2013 - Internet: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/523131-o-autor-da-biblia-moises-o-crescimento-do-analfabetismo-religioso

Colaboração do Pe. Telmo

Jornada Mariana será realizada em outubro no Vaticano


jornada marianaRedação A12
Atendendo a um pedido do Santo Padre, a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições, estará em Roma nos dias 12 e 13 de outubro, durante a Jornada Mariana promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
As informações foram publicadas no site do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização annusfidei.va. O tema da Jornada será ‘Feliz és Tu que acreditaste!’.
A Jornada Mariana está inserida na programação do Ano da Fé e é anunciada como “celebração de um dia mariano com a presença de todas as associações marianas”.
A programação da Jornada terá seu início no sábado (12), com a peregrinação ao túmulo de Pedro e adoração e celebração do Sacramento da Penitência nas igrejas próximas à Basílica de São Pedro. Às 17 horas, a imagem de Nossa Senhora de Fátima será acolhida na Praça São Pedro, na presença do Papa Francisco.
No domingo (13), o Papa Francisco presidirá uma Missa na Praça São Pedro, por ocasião do encontro.

Oração de todos dias

Oração da manhã para todos os dias

Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.

Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.

Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém

Oferta de todos dias




Ó Jesus, pelas mãos de Maria, Tua e minha mãe,

Te ofereço a minha mente, para Teus pensamentos.

Te ofereço a minha vontade para os teus desejos,

Te ofereço os meus sentidos para Tuas obras.

Fazei que vivendo de Ti, trabalhando por Ti,

eu me transforme em Ti.

Ó Rei Divino que sofrendo e morrendo na cruz
salvastes o mundo! Amém.

O Evangelho do dia





Dia Litúrgico: Sexta-feira da 21ª semana do Tempo Comum

Evangelho (Mt 25,1-13): Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: «O Reino dos Céus pode ser comparado a dez moças que, levando suas lamparinas, saíram para formarem o séquito do noivo. Cinco delas eram descuidadas e as outras cinco eram previdentes. As descuidadas pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram jarros com óleo junto com as lâmpadas. Como o noivo demorasse, todas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um alvoroço: ‘O noivo está chegando. Ide acolhê-lo!’. Então todas se levantaram e prepararam as lâmpadas. As descuidadas disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As previdentes responderam: ‘De modo algum, pois o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar dos vendedores’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa do casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’. Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade vos digo: não vos conheço!’. Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora».



Comentário: Rev. D. Joan Ant. MATEO i García (La Fuliola, Lleida, Espanha)

Em verdade vos digo: não vos conheço


Hoje, sexta-feira da XXI Semana do Tempo Comum, o Senhor nos lembra, no Evangelho, que devemos sempre vigiar e nos preparar para o encontro com Ele. À meia-noite, a qualquer momento, podem bater à porta e convidar-nos a sair para receber o Senhor. A morte não marca hora. Assim, “vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora.” (Mt 25,13). 

Vigiar não significa viver amedrontado e angustiado. Quer dizer viver responsavelmente nossa vida de filhos de Deus, nossa vida de fé, esperança e caridade. O Senhor espera continuamente nossa resposta de fé e amor, constantes e pacientes, em meio das ocupações e preocupações que vão tecendo o nosso viver. 

E esta resposta só nós podemos dá-la, você e eu. Ninguém pode fazer isso por nós. Isso é o significa a negativa das virgens prudentes em ceder um pouco de seu azeite para as lâmpadas apagadas das virgens ignorantes: “É melhor irdes comprar dos vendedores” (Mt 25,9). Assim, nossa resposta a Deus é pessoal e intransferível. 

Não aguardemos um “amanhã” —que talvez não venha— para acender a lâmpada de nosso amor para o Esposo. Carpe diem! Há que viver cada segundo de nossa vida com toda a paixão que um cristão pode sentir pelo seu Senhor. O ditado é conhecido, mas não nos custa lembrá-lo: “Vive cada dia de tua vida como se fosse o primeiro dia de tua existência, como se fosse o único dia do qual dispomos, como se fosse o último de nossa vida”. Um chamado realista à necessária e sensata conversão que devemos alcançar. 

Que Deus nos dê a graça em sua grande misericórdia de que não ouçamos, na hora final: “Em verdade vos digo: não vos conheço!" (Mt 25,12), quer dizer, “nunca tivestes nenhuma relação nem convivência comigo”. Tratemos com o Senhor nesta vida de modo que sejamos conhecidos e seus amigos no tempo e na eternidade.

Vivências - De perto @ De longe


Nº 1158 30/08/2013

4907. Evangelho de 6ª feira (30-08-2013) - 1Ts 4, 1-8; Sl 96; Mt 25, 1-13 - Disse Jesus: “O Reino dos Céus será semelhante a dez moças que foram com suas lâmpadas ao encontro do noivo. Cinco delas eram descuidadas e cinco, previdentes. As descuidadas, ao pegarem as lâmpadas, não levaram azeite consigo. As previdentes, porém, junto com as lâmpadas, levaram vasilhas de azeite. Como o noivo demorasse a chegar, todas elas ficaram com sono e dormiram. À meia-noite ouviu-se um grito: “O noivo está chegando, ide a seu encontro!” Todas as dez moças se levantaram e prepararam suas lâmpadas. As descuidadas disseram às previdentes: “Dai-nos um pouco de vosso azeite, pois nossas lâmpadas estão se apagando!” As previdentes, porém, responderam: “Não, porque não bastaria para nós e para vós. Ide aos negociantes e comprai-o para vós”. Enquanto elas foram comprar, o noivo chegou. As que estavam prontas entraram com ele no salão da festa, e fechou-se a porta. Depois chegaram as outras e disseram: “Senhor, senhor, abre a porta para nós!” Mas ele respondeu: “Na verdade vos digo, não vos conheço!” Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora”.

Recadinho: - Você é previdente? - Assume suas responsabilidades ou deixa tudo para os outros? - Do ponto de vista espiritual, sua vida melhora cada vez mais? - Em que consiste para você o conselho de Jesus para vigiar? - É possível viver bem fazendo como se Deus não existisse? 4908. Amazônia Legal: uma resposta ao chamado do Papa - A Comissão dos bispos para a Amazônia, presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes, incentivada pelas palavras do Papa Francisco no Brasil, decidiu realizar um grande encontro em Manaus (AM), já agora em outubro de 2013. A ideia nasceu quando o Papa, em encontro com os bispos brasileiros, durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro (RJ), disse que “a Amazônia é um teste decisivo, um banco de prova para a Igreja e a sociedade brasileiras!” Além de um grande desafio pastoral para a Igreja, o Papa frisou que a Amazônia, sua biodiversidade e populações nativas devem ser tuteladas. Francisco reiterou que a obra da Igreja deve ser mais incentivada e relançada. Lembrou o Papa: “Faltam formadores qualificados, especialmente formadores e professores de teologia, para consolidar os resultados alcançados no campo da formação de um clero autóctone, inclusive para se ter sacerdotes adaptados às condições locais e consolidar por assim dizer o  “rosto amazônico” da Igreja. Nisto lhes peço, por favor, para serem corajosos”.

4909. Fixada a data do I Congresso da Amazônia Legal - Em encontro agora em agosto de 2013, em Brasília, a Comissão dos bispos para a Amazônia fixou o I Congresso da Amazônia Legal a se realizar de 28 a 31 de outubro/2013, em Manaus (AM), reunindo representantes de seis regionais da Conferência dos Bispos do Brasil. “Esta será a primeira vez que um congresso reunirá bispos, coordenadores pastorais, leigos, institutos e hóspedes de toda a Amazônia Legal, para que juntos possamos debater e planejar os projetos para 2014”, informou Irmã Irene Lopes, assessora de imprensa da Comissão. Em 2007, durante a V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em Aparecida (SP), o então Papa Bento XVI reiterou a importância da Igreja defender a Amazônia. Na ocasião, Bento XVI fez uma doação de 200 mil dólares à Comissão dos bispos para a Amazônia.

4910. Papa telefona aliviando a dor de vítima de abuso - No dia 25 de agosto de 2013, às 15h50, Alejandra Pereyra, 44 anos, argentina que denunciou ter sofrido violência sexual de um policial, recebeu um telefonema do Papa Francisco. Segundo revelado por Alejandra Pereyra, o gesto do Papa lhe deu forças para reivindicar novamente justiça para seu caso. “Estou feliz. É como ter sido tocada pela mão de Deus!”, disse a mulher em declarações ao Canal 10 da província argentina de Córdoba, onde reside. E Alejandra contou que dias atrás mandou um email ao Papa pedindo ajuda, pois acredita que a Justiça esteja encobrindo o policial que ela denunciou por abuso sexual. No domingo, seu telefone tocou. “Perguntaram-me se era Alejandra Pereyra. Perguntei quem era e me disse que era o Papa, em resposta ao email!” Segundo ela, a ligação, para seu celular, teria durado cerca de 30 minutos, e a fez “sentir-se de novo em pé”. “O Papa me disse que eu não estou sozinha e que a justiça será feita”, assegurou Alejandra, para quem Francisco tem “uma voz angelical”. Ainda de acordo com ela, o Papa lhe disse que recebe milhares de cartas por dia, mas que sua mensagem o comoveu, “tocou o seu coração”.


Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Reflexão do dia

A reflexão seguinte supõe que você
antes leu o texto evangélico indicado     

30 ─ Sexta-feira ─ São Félix

Evangelho (Mt 25,1-13) “Portanto, ficai acordados, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora.”

Jesus aproveita os costumes das festas de casamento, e numa parábola curta e perpassada de certa ironia fala da necessidade de estarmos sempre acordados e preparados. Não sabemos que hora chega o Senhor, seja numa de suas diversas passagens por nossa vida,  seja na hora definitiva. Nessa hora já nada mais poderemos fazer, teremos na mão só o que tivermos conseguido juntar.

Oração
Senhor, não gosto muito de pensar nisso, mas cada dia se aproxima o momento de minha morte. Confesso que esse pensamento me deixa um tanto medroso, com o medo que temos diante do desconhecido. Por isso vos peço, ajudai-me a me preparar, a viver sempre em paz convosco e com os irmãos. Assim poderei pensar na morte, sem muito medo, esperando estar sempre convosco. Amém.

Pe. Flávio Cavalca de Castro, Redentorista

Aniversariantes do dia

ALEXANDRE ANTÔNIO CATO FILHO
Turma de 1964 de Tietê - SP


ANTÔNIO EDUARDO CASTRO NOGUEIRA
do Potim - SP


 DOM PEDRO FRÉ, CSsR
Bispo Emérito de Barretos - SP
Comemorando 89 anos de idade


 PADRE MACIEL PINHEIRO
Instituto Filosófico S. Clemente
Comemorando 10 anos de Sacerdócio




29 de agosto de 2013

Bento XVI

Papa emérito Bento XVI visitou Castel Gandolfo neste domingo
Redação Portal A12
Papa_emerito_castelO Papa emérito Bento XVI esteve em Castel Gandolfo no domingo (18). Foi a primeira vez que ele visitou a Vila Pontifícia desde que passou a residir no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, em maio.
Em Castel Gandolfo, está a residência de verão dos papas, e sempre foi um lugar muito querido pelo papa emérito.
A visita durou cerca de três horas. Ele foi acompanhado de quatro leigas consagradas que o assistem no mosteiro.
Papa Francisco já havia convidado Bento XVI para passar o período de verão na residência, mas ele preferiu ficar recolhido no mosteiro.
Nos jardins da Residência de Verão, Bento XVI recitou o rosário e assistiu a um concerto de piano. No final da tarde, retornou ao Vaticano.

Informativo da Arquidiocese de Campinas


Especial Romaria ao Santuário de Aparecida


Somos mais de 17 mil romeiros, 350 ônibus e vários carros que participaremos nesse domingo, dia 1º de setembro, da Romaria da Arquidiocese de Campinas ao Santuário Nossa Senhora Aparecida. As Paróquias têm até amanhã, sexta-feira, às 17h00, na Cúria Metropolitana, para retirarem o material para a Romaria.

Nós nos encontraremos na Basílica de Aparecida às 10h00, para participarmos da Santa Missa presidida por nosso Arcebispo, Dom Airton José dos Santos.

Desejamos uma ótima viagem a todos, que Deus nos acompanhe e que Nossa Senhora Aparecida nos proteja.


Curiosidades Redentoristas



Que o dia de hoje é comemorado na Congregação do Santíssimo Redentor
como o dia da conversão de Santo Afonso?

Santo Afonso depõe sua espada aos pés de Nossa Senhora em 1723.


Padre Carlos da Silva





PADRE CARLOS DA SILVA

ainda está internado em Guaratinguetá - SP
 no Hospital Frei Galvão e está apresentando boas melhoras. 
Está no apartamento 207, onde pode ser contactado por telefone. Telefone do hospital: (12) 3128-3800.


Lembremos dele em nossas orações.

Vivências - Martírio de São João Batista



Evangelho: Lc 1, 57-66. 80 
João, o Batista! 
“Era anjo por sua missão, 
a trombeta do Céu, 
o panegirista de Cristo, 
o arauto do Filho, 
o porta-bandeira do Rei celestial, 
o laço entre o Primeiro e o Segundo Testamento, 
entre a lei e a graça”. (Sto. Agostinho) 

--- 
PPS, Solenidades: http://www.aparecidadasaguas.com/?c=27&Solenidades 
VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=uHqgkPCCVQw 
-------- 
Para receber nossas mensagens diárias é necessário que os interessados se cadastrem em nosso grupo, no Yahoo. Caso alguém não deseje receber nossos emails e por algum lapso está incluído em nosso cadastro, basta nos alertar que cancelaremos. 
Se nossos boletins lhe agradam, indique-os PARA SUA LISTA DE CONTATOS. ISTO TAMBÉM É FAZER APOSTOLADO. INSTRUA A: 
CLICAR NO ENDEREÇO ABAIXO E ENVIAR UM E-MAIL (PODE SER EM BRANCO) PARA: 
aparecidadasaguas-subscribe@yahoogrupos.com.br a partir daí, siga os procedimentos solicitados e bem vindo ao Grupo Vivências. 
Abraços a todos. 


P. Geraldo Rodrigues. 

Quem colabora com a evangelização
tem a mesma recompensa de quem evangeliza!
Participe. Sua presença é alegria!
Seu papel insubstituível!